Quais são as etapas limitantes da glicólise?
Quais são as etapas limitantes da glicólise?
A via glicolítica está dividida em duas fases distintas: fase de investimento (a glicose transformada em gliceraldeído-3-P por meio de uma via em que não há ganho de ATP, mas sim, uso de energia) e fase de ganho de energia (gliceraldeido-3-P transformado em piruvato, produzindo quatro moléculas de ATP), tendo um ...
Quando ocorre a fase de investimento na glicólise?
Na fase inicial preparatória da glicólise (fase de investimento), a glicose é fosforilada duas vezes por ATP e clivada em duas trioses fosfato. Nesta fase, a célula gasta duas moléculas de ATP, o catião Mg2+ é indispensável para as reações, e processam-se cinco reações bioquímicas.
O que é fosforilação da glicose?
A fosforilação oxidativa é um processo em que a energia obtida por meio da degradação das moléculas provenientes dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP).
Como ocorre a glicose no nosso corpo?
Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C 3 H 4 O 3) e de moléculas de ATP. A glicose é uma molécula obtida através da alimentação ou então da degradação do glicogênio armazenado em nosso corpo.
Como ocorre o transporte da glicose?
O transporte da glicose ocorre por meio da difusão facilitada, processo no qual proteínas transportadoras são utilizadas. As proteínas transportadoras de glicose são conhecidas como GLUTs, e elas garantem o transporte de uma área com maior concentração de glicose para uma com menor concentração.
Como se quebra uma molécula de glicose?
A molécula instável de glicose, quando se quebra, forma duas moléculas de ácido pirúvico e gera quatro moléculas de ATP. Como no início do processo são utilizados fosfatos provenientes de duas moléculas de ATP, o saldo líquido é de duas moléculas. Observe um esquema resumido da glicólise
Qual a fórmula estrutural da glicose?
Além de ser um dos principais produtos da fotossíntese. Quimicamente, trata-se de um composto com fórmula C 6 H 12 O 6. Portanto, apresenta 6 átomos de carbono e um grupo aldeído, os quais podem apresentar uma cadeia aberta ou em forma de anel. Fórmula estrutural da glicose.