O que pode levar o aumento da PIC?
Índice
- O que pode levar o aumento da PIC?
- Qual mecanismo explica o aumento da pressão intracraniana?
- Quais alterações dos sinais vitais poderiam indicar hipertensão intracraniana?
- Qual o valor a PIC deve manter?
- O que é sinais de hipertensão intracraniana?
- Quais os cuidados de enfermagem com a PIC?
- Qual a indicação da PIC?
- Quais são os fatores que causam a elevação da PIC?
- Como é realizada a monitorização da PIC?
- Qual a relação entre a PPC e a PIC?
O que pode levar o aumento da PIC?
Diversas são as causas: Processos com efeito de massa (Tumores, acidente vascular isquêmico ou hemorrágico), encefalite, meningite, trombose de seio venoso, pseudotumor cerebral, entre outras. A HIC é definida como uma elevação sustentada (> 5 min) da PIC para acima de 22 mmHg.
Qual mecanismo explica o aumento da pressão intracraniana?
Basicamente, as doenças que provocam hiper- tensão intracraniana (HIC) o fazem por um ou mais dos seguintes mecanismos (Figura 1): 1 - cresci- mento de lesões que ocupam espaço na caixa cra- niana; 2 - obstrução da circulação liqüórica (hidroce- falia); 3 - aumento de líquido nos espaços intersticial e/ou intracelular ...
Quais alterações dos sinais vitais poderiam indicar hipertensão intracraniana?
As alterações do nível de consciência, as alterações do diâmetro e da sime- tria pupilar, o aumento da pressão arterial sistólica com a diastólica normal ou baixa, a bradicardia e os distúrbios do ritmo e da freqüência respiratória, nesses pacientes, são sinais assinalados como indicadores de aumento brusco na tensão ...
Qual o valor a PIC deve manter?
Os valores normais da PIC citados por muitos autores é de 0 a 15 mmHg, entretanto na prática clinica é aceitável valores de até 20 mmHg. Reis (2002) afirma que mais importante que a simples mensuração da PIC é o seu papel na determinação da pressão de perfusão cerebral (PPC).
O que é sinais de hipertensão intracraniana?
A hipertensão intracraniana idiopática é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana). Ainda não foi determinado o que desencadeia o problema. As pessoas têm cefaleias diárias ou quase diárias, às vezes com náuseas, visão turva ou dupla, e ruídos dentro da cabeça (acúfeno).
Quais os cuidados de enfermagem com a PIC?
Os cuidados de enfermagem realizados para esse paciente em virtude do sistema DVE/PIC foram: cabeceira do leito elevada entre 30 a 45 graus; sistema DVE/PIC em um suporte exclusivo; checagem do sistema a cada 6 horas; zerar o cateter de DVE no conduto auditivo externo, evitando o tracionamento do mesmo, em caso de ...
Qual a indicação da PIC?
A alteração do volume de um desses conteúdos pode causar a hipertensão intracraniana (HIC). A medida da PIC é sempre invasiva e sua indicação depende de uma avaliação do risco/benefício Indicações Em algumas situações, ela é necessária:
Quais são os fatores que causam a elevação da PIC?
O aumento da PAM, a bradicardia e as alterações no padrão respiratório são denominados como Tríade de Cushing e são indicativos de HIC grave. Além da lesão inicial que causa o aumento da PIC, também é importante avaliar-se o papel das áreas de edema cerebral que podem acarretar uma elevação ainda maior da PIC.
Como é realizada a monitorização da PIC?
A monitorização da PIC é realizada através da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos, cateteres de fibra óptica ou de polietileno ou de silicone preenchidos com fluidos conectados a transdutores de pressão e instrumentos de medida com registro, ou a partir de sensores extradurais que avaliam a tensão da duramáter.
Qual a relação entre a PPC e a PIC?
A PPC é definida como gradiente existente entre a pressão arterial média (PAM) e a PIC, sendo aceitáveis valores acima de 70 mmHg. PPC = PAM – PIC. PIC Valor normal ≤ 15 mmHg. O fluxo sanguíneo cerebral tem relação direta com a RVC: FSC = PPC / RVC. Hipertensão Intracraniana (HIC)