O que é o processo de laterização?

Índice

O que é o processo de laterização?

O que é o processo de laterização?

[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.

Onde ocorre Laterizacao?

A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.

O que são e onde ocorrem os solos Lateríticos?

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

Quais são as causas da laterização?

As causas da laterização podem estar associadas a processos naturais (solos muito desgastados pelo tempo) ou antrópicos, dos quais se destacam as queimadas e o desmatamento, que removem a proteção da superfície e deixam de fornecer materiais orgânicos.

Qual é o processo de lateralização?

O Processo De Laterização. A Laterização é um processo químico em que o solo acaba se enriquecendo de hidróxidos de ferro e/ou alumínio.

Qual a diferença entre a lateralização e intemperismo?

A Laterização também pode ser descrita como um tipo de intemperismo que é próprio de lugares de climas quentes e úmidos. Esse tipo de transformação do solo resulta na formação do laterito.

Postagens relacionadas: