Como ocorre o fluxo de água que passa pelo corpo das esponjas?

Índice

Como ocorre o fluxo de água que passa pelo corpo das esponjas?

Como ocorre o fluxo de água que passa pelo corpo das esponjas?

A água entra pelos poros laterais, passa pelo átrio,que é o espaço central do corpo dos poríferos, e sai pelo ósculo, que é a abertura maior,como a boca de um vaso.

Como é formado o corpo das esponjas?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Como ocorre o fluxo da água?

Para Gurjão (2005) a água se movimenta de áreas de alto potencial (carga) para áreas de baixo potencial. Sob condições de solo não saturado, o movimento da água no meio ocorre devido à existência, principalmente, do potencial gravitacional e matricial.

Qual é o trajeto da água que banha o corpo dos poríferos desde a entrada até a saída da água do corpo?

A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo das esponjas,o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo.

Como é formado o corpo de uma esponja marinha?

Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.

Como a circulação da água é importante para a esponja?

A circulação da água é muito importante para as funções vitais da esponja, tais como alimentação, excreção, reprodução e trocas gasosas.

Como ocorre a reprodução das esponjas?

Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.

Quais são as relações entre esponjas e outras espécies?

Muitas esponjas apresentam relações de comensalismo com outras espécies. É comum que pequenos peixes, moluscos e crustáceos, utilizem o interior da esponja como abrigo de predadores. Outras espécies desovam no interior das esponjas para que suas larvas e jovens se desenvolvam num refúgio seguro.

Quais são os poros da esponja?

Os poros são importantes para permitir que a água flua para dentro da esponjocele (cavidade interior da esponja) trazendo oxigênio e alimento. A água entra na Esponja pelos poros, nos poros estão os coanócitos que filtram a água e "prendem" o alimento,daí a denominação de animais filtradores.

Postagens relacionadas: