Como acontece o TCE?

Índice

Como acontece o TCE?

Como acontece o TCE?

Traumatismo cranioencefálico (TCE), também conhecido como lesão intracraniana, ocorre quando uma força externa causa um ferimento traumático no cérebro.

Como deve ser um tratamento de paciente com TCE?

Inicialmente, o tratamento consiste em suportes respiratório e manutenção adequada de ventilação, oxigenação e pressão arterial (PA).

Quais os graus de traumatismo craniano?

O traumatismo craniano pode ser classificado ainda como leve, grave, de grau I, II ou III.

Como deve ser realizado o exame físico da vítima de TCE?

Exame Físico Deve-se proceder a avaliação do nível de consciência pela Escala de Coma de Glasgow (ECG), sendo também fundamental a avaliação de resposta motora e padrão pupilar.

Quais são as consequências do TCE?

São pacientes graves, com alto risco de morte e de sequelas temporárias ou permanentes. Complicações. Os pacientes vítimas de TCE podem apresentar sequelas físicas, neuropsicomotoras, epilepsia, hidrocefalia e estética (defeitos cranianos). Em geral, quanto mais grave for o trauma, maior a chance de sequelas. Prevenção do TCE

Qual a classificação do TCE?

TCE pode ser classificado com base na severidade, mecanismo (ferimento fechado ou que penetra o crânio), ou outras características (como, por exemplo, ocorrência em um local específico ou em uma área ampla).

Quais são os fatores que determinam o TCE?

Múltiplos são os fatores que determinam as lesões causadas pelo TCE. Há mecanismos que começam a agir tão logo o TCE ocorre, bem como outros que vão se estender por dias, emanas ou meses após o evento. Há ainda fatores sistêmicos que podem agravar o quadro neurológico, levando a um pior prognóstico.

Qual a incidência de TCE no Brasil?

No Brasil, a incidência de TCE vem crescendo a cada dia, são mais de 100 mil vítimas fatais, estimando 1 morte para cada 3 sobreviventes, e os indivíduos que sobrevivem muitas vezes acabam evoluindo para seqüelas graves.

Postagens relacionadas: