O que são processos de combustão?
O que são processos de combustão?
Reações de combustão são reações químicas que envolvem a oxidação completa de um combustível. O conhecimento das necessidades de ar para combustão, bem como da composição e volume dos produtos de combustão é fundamental para o projeto e controle de equipamentos de combustão.
Qual gás a combustão utiliza?
oxigênio Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
Quais são os tipos de combustão?
Existem dois tipos básicos de reações de combustão de compostos orgânicos, que são a combustão completa e a incompleta.
Como é feita a combustão?
A combustão é uma reação química que libera energia na forma de calor. Quando a combustão é realizada de uma determinada substância, a substância é feita reagir com o oxigênio (O2).
Como ocorrem as reações de combustão?
Na indústria, as reações de combustão acontecem a todo o momento e possuem finalidades variadas: desde a geração de vapor para movimentar turbinas e equipamentos, até o fornecimento de energia para iniciar novas reações. E, como a oxidação completa dos combustíveis libera mais energia que a parcial, a mesma se faz mais desejável.
Como ocorre a combustão de líquidos?
Combustão de combustíveis líquidos A combustão que usa um combustível líquido como substância ocorre de forma gasosa. Assim, o que queima é o vapor e não o líquido. Portanto, o líquido inflamável só irá pegar fogo quando atingir um nível elevado de temperatura, atingindo o seu ponto de fulgor.
Qual o fator que provoca a combustão?
Para haver a combustão, devem existir três fatores presentes: calor, um oxidante e o combustível. O combustível é a substância que queima, o oxidante é a substância que produz o oxigênio para que o combustível possa ser queimado, e o calor é o fator que provoca o processo de combustão.