Como ocorre o processo de regeneração de uma fratura óssea?
Como ocorre o processo de regeneração de uma fratura óssea?
Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.
Como ocorre o processo de consolidação de uma fratura?
Consolidação das fraturas ósseas Quando um osso é fraturado um processo de reparação óssea é desencadeado, denominado consolidação. O processo de consolidação se inicia imediatamente após as fraturas ósseas, quando ocorre o rompimento de vasos sanguíneos – dentro e ao redor do osso.
Como ocorre a consolidação do osso?
A consolidação do osso pode ocorrer de uma forma direta ou indireta, que consiste tanto na formação óssea intramembranosa ou endocondral.
Como ocorre a remodelação óssea?
E por fim ocorre a remodelação óssea, a fase final da consolidação óssea, que pode durar vários meses. Na remodelação, o osso continua a se formar e se torna compacto, retornando à sua forma original. É também nesse momento que a circulação sanguínea na região melhora.
Quais são os sintomas do retardo de consolidação óssea?
Entre alguns sintomas subjetivos do retardo de consolidação óssea estão a persistência da dor e, por vezes, inchaço no local onde ocorreu a fratura. Esses sintomas geralmente se manifestam quando é feito algum esforço ou atividades funcionais. Existem vários fatores que podem retardar o processo de recuperação de uma fratura. Entre eles estão:
Quando começa a produção óssea?
A produção óssea começa quando o sangue coagulado, formado pela inflamação, passa a ser substituído por tecido fibroso e cartilagem (conhecido como calo mole). À medida em que a cicatrização progride, o calo mole é substituído por osso duro (também conhecido como calo duro), que já é visível nas radiografias semanas após a fratura.