Como ocorre o processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular?
Índice
- Como ocorre o processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular?
- Que estrutura permite o acoplamento excitação-contração?
- Qual a importância dos túbulos T para o acoplamento excitação-contração?
- Quais as características dos músculos estriados esqueléticos?
- Qual o mecanismo de acoplamento?
- Quais as faixas de contração?
- Qual o acoplamento no músculo cardíaco?
- Quando se inicia a contração muscular?
Como ocorre o processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular?
O termo Acoplamento Excitação-Contração designa o processo que ocorre desde a despolarização da membrana excitável da célula muscular, até a liberação de íons cálcio dos estoques intracelulares.
Que estrutura permite o acoplamento excitação-contração?
O acoplamento excitação-contração é como o sinal elétrico (potencial de ação) é convertido em contração muscular. ... O potencial de ação gerado na região da junção neuromuscular se propaga pelo sarcolema, e invade os túbulos T. 5.
Qual a importância dos túbulos T para o acoplamento excitação-contração?
Os túbulos T facilitam a igual propagação da informação/ordem de despolarização, e conseqüente abertura dos canais de cálcio da membrana e do retículo sarcoplasmático, ao longo do sarcolema e de suas invaginações, visando à contração ordenada e concomitante das células.
Quais as características dos músculos estriados esqueléticos?
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.
Qual o mecanismo de acoplamento?
–Mecanismo por qual o sinal elétrico (potencial de ação) se converte em uma ação mecânica (contração). –Para isso precisamos de um segundo menssageiro químico: Cálcio! Mecanismos de acoplamento A força de contração depende do aumento do cálcio citoplasmático A contração do músculo esquelético depende da despolarização do sarcolema
Quais as faixas de contração?
A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosina se sobrepõem. Durante a contração, a faixa isotrópica (I) diminui de tamanho, enquanto os filamentos de actina penetram na faixa A. Concomitantemente, a faixa H, formada somente pelos filamento grossos (miosina) também se reduz, à medida que esses filamentos ...
Qual o acoplamento no músculo cardíaco?
O acoplamento no músculo cardíaco é químico, envolvendo a liberaçõ de cálcio induzida pelo cálcio
Quando se inicia a contração muscular?
Na contração muscular, a actinadesliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosinase sobrepõem.