Como se forma o osteoclasto?
Índice
- Como se forma o osteoclasto?
- Como os osteoclastos atuam?
- Como o osteoclasto promove a reabsorção óssea?
- Quem estimula osteoclastos?
- Qual a relação entre os osteoclastos e a osteoporose?
- Por que os osteoclastos são oriundos da medula óssea?
- Quais são os prolongamentos do osteoblasto?
- Qual a função estrutural principal dos ossos?
Como se forma o osteoclasto?
Os osteoclastos são células muito grandes que resultam da fusão de várias células do sistema fagocitário mononuclear, têm origem em células que se originam na medula óssea, e estas por sua vez originam os monócitos e os macrófagos (varias células fundem-se e dão origem aos osteoclastos).
Como os osteoclastos atuam?
Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.
Como o osteoclasto promove a reabsorção óssea?
Quando um osteoclasto digere o tecido ósseo, o mesmo veda-se acima de um entalhe no osso. Isto cria uma região conhecida como um poço de reabsorção abaixo da célula. Certas enzimas, incluindo a catepsina K, são liberados para a cova, dissolvendo o osso em pedaços. O osteoclastos ocupa pedaços de ossos e dissolve-los.
Quem estimula osteoclastos?
A atividade dos osteoclastos é coordenada por citocinas (pequenas proteínas sinalizadoras que atuam localmente) e por hormônios como calcitocina, um hormônio produzido pela glândula tireoide, e paratormônio, secretado pelas glândulas paratireoides.
Qual a relação entre os osteoclastos e a osteoporose?
A relação entre osteoclastos e osteoporose pode, inclusive, não ser muita boa, dependendo do tratamento empregado para lidar com a doença. “Algumas medicações para tratamento da osteoporose atuam bloqueando a atividade dos osteoclastos, ou seja, reduzindo a contingente de reabsorção óssea”, afirma Dr. Guilherme.
Por que os osteoclastos são oriundos da medula óssea?
Apesar de no passado acreditar-se que os osteoclastos eram oriundos de células osteoprogenitoras, hoje já se sabe que estes são oriundos da medula óssea, derivando de monócitos coalescentes. Ao passo que o osteoclasto cresce e, posteriormente, se remodela, o osso vai sofrendo contínua reabsorção por tais células gigantes.
Quais são os prolongamentos do osteoblasto?
Esses prolongamentos se tornam mais evidentes quando um osteoblasto é envolvido pela matriz, pois são responsáveis pela formação dos canalículos que se irradiam das lacunas. Uma vez aprisionado pela matriz recém-sintetizada, o osteoblasto passa a ser chamado de osteócito.
Qual a função estrutural principal dos ossos?
A função estrutural principal está associada ao desenvolvimento e à formação óssea. O cálcio nos ossos deve estar em equilíbrio com o cálcio sanguíneo.