Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

Índice

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

No pH abaixo de 5.5, a saliva fica subsaturada de íons cálcio e fosfato e o dente perde minerais (desmineraliza). Tal processo de desmineralização/remineralização, também conhecido como “DES-RE”, é fisiológico e a cárie é ocasionada quando ocorre um desequilíbrio nessas reações bioquímicas.

Como ocorre o processo de desmineralização dental?

Quando nos alimentamos o pH da boca baixa, causando a desmineralização nos dentes. Esse é um processo natural chamado Des-Re, porém, na presença de placa bacteriana esse processo se desestabiliza, aumentando o tempo ácido e levando a formação da cárie dentária. Por isso recomendamos escovar os dentes após as refeições.

O que é o processo de desmineralização?

Desmineralização é o processo de extração de minerais, íons e metais pesados contidos na água e pode ser realizado de diversas formas e em diferentes níveis, ou seja, água que será utilizada para alimentar turbinas precisa ser absolutamente sem sais, com condutividade abaixo de 0,5µS sílica abaixo de 20ppb, ou para uma ...

Como tratar a desmineralização dos dentes?

Basta mergulhar os dentes numa solução contendo cálcio, fosfato e cloreto de potássio (veja quadro ao lado). “Isso estimula a remineralização [reconstrução] do dente”, conta Sally Marshall, autora do estudo.

Quando o processo de desmineralização é intensificado?

Isso é importante, pois pequenas quantidades de hidroxiapatita se dissolvem na saliva (desmineralização), fenômeno que é intensificado quando o pH bucal fica algum tempo abaixo de 5,5 – considerado o valor crítico -, o que acaba por enfraquecer os dentes.

O que é desmineralização no dente?

Segundo a RDH Magazine, a desmineralização é a perda gradual de minerais do esmalte e surge, especificamente, quando o pH bucal cai para 5,7. As bactérias em sua boca se alimentam de açúcares e produzem ácidos que dissolvem esses minerais.

O que significa desmineralização e remineralização do dente?

A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.

Quais são os fatores que influenciam a desmineralização?

E quais os fatores de risco?

  • Fatores genéticos: a hereditariedade influencia em cerca de 70 % da massa óssea.
  • Idade da menopausa (menopausa antes dos 40 anos de idade)
  • Tabagismo.
  • História de fraturas (fraturas de baixo impacto)
  • Peso corporal (muito baixo ou obeso)
  • Uso prolongado de medicamentos a base de corticosteroides.

O que fazer para recuperar o esmalte do dente?

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

Como funciona a remineralização do dente?

Essa desmineralização e remineralização do dente tem então todo um passo a passo quando está prestes a ser desenvolvido em nosso meio bucal. As etapas ou estágios que compõem o processo são: Estágio da remineralização. Vamos entender melhor como cada uma dessas três fases funciona e quais suas principais características?

Quando ocorre o processo de desmineralização?

Esse nome, mais especificamente a sua sigla, significa nada mais do que processo de desmineralização e remineralização. Normalmente ele acontece quando o meio, podendo ser uma placa ou até mesmo a saliva, está em uma situação em que se encontra extremamente saturado. A ingestão de muitos açúcares fermentáveis, por exemplo, ...

Quando ocorre a desmineralização do esmalte?

A desmineralização primeiramente ocorre no esmalte e depois, na dentina, quando os dentes sofrem ação de alimentos ácidos, tais como: refrigerantes, energéticos, frutas cítricas como limão e abacaxi em excesso.

Como o tabagismo pode causar desmineralização do esmalte?

O tabagismo pode causar, por exemplo, desmineralização do esmalte. E quando isso ocorre, chamamos de processo DES-RE. Apesar do processo DES-RE ser considerado comum ao nosso organismo, quando há algum tipo de desequilíbrio que favorece a desmineralização, ele pode causar outros problemas como a cárie.

Postagens relacionadas: