Como acontece o processo de transplante de órgãos?
Como acontece o processo de transplante de órgãos?
A equipe transplantadora que acompanha a situação clínica do receptor aceita o órgão; O órgão é enviado pela Central de Transplantes ao hospital onde está o receptor para que seja implantado; O receptor pode desistir de receber o órgão doado, que então passará ao próximo receptor compatível da lista única.
Quais as possibilidades de transplantes de órgãos?
- Células, como no transplante de células-tronco.
- Parte de um órgão, como em alguns transplantes hepáticos ou transplantes de pulmão.
- Órgãos inteiros, como em transplantes cardíacos ou transplantes renais.
- Mais de um tecido (chamado transplante composto)
Qual a finalidade do transplante de órgãos?
O transplante de órgãos é a transferência de tecidos ou órgãos e tem a finalidade de recuperar uma função do corpo que foi perdida.
Como fazer a doação de órgãos?
A doação de órgãos é uma forma de ajudar outras pessoas que estão sofrendo com problemas de saúde que apresentam como solução o transplante. Na insuficiência renal crônica avançada, por exemplo, o transplante renal é uma alternativa para garantir-se a melhora na qualidade de vida do indivíduo e até mesmo sua sobrevivência.
Como ocorre a doação de órgãos e tecidos?
A doação de órgãos e tecidos consiste na oferta, sem nenhum tipo de lucro, de alguma parte do corpo com o objetivo de ajudar outra pessoa que sofre com determinado problema de saúde e necessita de um transplante. A doação de órgãos pode ocorrer tanto em vida quanto após a morte de um indivíduo, a depender do órgão que será doado.
Quem é líder em doação de órgãos?
Hoje em dia, os espanhóis são líderes em doação de órgãos no mundo. Uma pessoa pode ser doadora de órgãos e tecidos ainda em vida. Nestes casos, a doação fica restrita ao rim, pulmão, fígado e medula óssea.
Como podem ser doados órgãos saudáveis?
Neste caso, praticamente todos os órgãos e tecidos saudáveis podem ser doados; Após parada cardíaca, como por infarto ou arritmias. Neste caso, somente podem ser doados tecidos: córnea, vasos, pele, ossos e tendões, pois como a circulação ficou parada, alguns órgãos, como o coração e os rins, podem ter tido o funcionamento prejudicado;