Como ocorre o ciclo da esquistossomose e teníase explique?
Índice
- Como ocorre o ciclo da esquistossomose e teníase explique?
- Qual a forma evolutiva da esquistossomose?
- Como que ocorre a cisticercose?
- Quais as formas de vida do Schistosoma mansoni?
- Qual o período de incubação da esquistossomose?
- Quais são os locais mais perigosos para a transmissão da esquistossomose?
- Quais são os sintomas da esquistossomose?
- Quais são os locais para a proliferação da esquistossomose?
Como ocorre o ciclo da esquistossomose e teníase explique?
O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.
Qual a forma evolutiva da esquistossomose?
No ciclo evolutivo do S. mansoni, existem as seguintes formas evolutivas: verme adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocistos, cercaria e esquistossômulo. Tem a forma oval, não é operculado, com um espinho lateral que o caracteriza facilmente.
Como que ocorre a cisticercose?
Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os ovos do verme.
Quais as formas de vida do Schistosoma mansoni?
O parasito S. mansoni tem um ciclo de vida complexo que envolve um hospedeiro intermediário, o molusco aquático do gênero Biomphalaria, e um hospedeiro definitivo vertebrado (homem, podendo parasitar outros mamíferos).
Qual o período de incubação da esquistossomose?
O período de incubação, ou seja, tempo que os primeiros sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de duas a seis semanas. IMPORTANTE: A infecção por esquistossomose é prevalente em áreas tropicais e subtropicais, em comunidades carentes sem acesso a água potável e sem saneamento adequado.
Quais são os locais mais perigosos para a transmissão da esquistossomose?
Os locais mais perigosos para a transmissão da esquistossomose são lagos e represas que recebem esgoto não tratado e que abrigam caramujos. Além do despejo de esgoto, se pessoas contaminadas evacuarem próximo às margens do lago, também há risco de contaminação da água.
Quais são os sintomas da esquistossomose?
No entanto, na fase aguda, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como: diarreia. IMPORTANTE: Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica da doença, a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes.
Quais são os locais para a proliferação da esquistossomose?
Grandes reservas de água doce parada, como lagos e represas, que sejam habitadas por caramujos, são os locais ideais para a proliferação da esquistossomose. Após a multiplicação dentro do caramujo, o miracídio se transforma em larva, chamada de cercária, e retorna para a água.