O que é metabolismo hepático?
O que é metabolismo hepático?
A biotransformação é a forma com que o fígado metaboliza e excreta xenobióticos, álcool, cafeína e outros fatores. Acontece que várias dessas moléculas são metabolizadas pelas mesmas enzimas.
O que é farmacocinética e suas fases?
A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento.
Qual o papel do álcool no metabolismo hepático?
O consumo crônico do álcool inibe a maior via de metabolização dos ácidos graxos no fígado, acumulando-os e podendo provocar lesões hepáticas.
Como ocorre o metabolismo de fármacos?
O metabolismo ou biotransformação de fármacos é fundamental para a eliminação dos mesmos. Esse processo tem como função inativar os compostos e torna-los hidrossolúveis . O principal órgão responsável por tais transformações é o fígado , apesar do metabolismo poder ocorrer também no intestino, pulmões e rins.
Quais são as reações do metabolismo?
As reações do metabolismo estão reunidas em duas vias metabólicas, o catabolismo e o anabolismo. 1. Catabolismo: também chamado de via degradativa, é um processo contínuo e compreende as reações que promovem a degradação das moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia.
Quais são os processos metabólicos?
Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo. A seguir falaremos mais sobre o metabolismo, a sua importância e os seus processos. Leia mais: Amido: importância e características
Quais são as funções do metabolismo?
Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo. A seguir falaremos mais sobre o metabolismo, a sua importância e os seus processos.