Como ocorre o processo de luminescência?

Índice

Como ocorre o processo de luminescência?

Como ocorre o processo de luminescência?

O termo luminescência é utilizado para descrever um processo através do qual a luz é produzido excepto por aquecimento. A produção de luz do calor, ou incandescentes, é familiar a todos. O Sol emite calor e luz, como resultado de reações nucleares em seu núcleo. ... Como ocorre esse processo, a luz é emitida.

O que é o fenômeno da luminescência?

A luminescência é a emissão de luz devido a interação dos elétrons e a eletrosfera, onde, o elétron que sai da camada de maior energia para a de menor energia libera energia em forma de luz.

O que é luminescência de exemplo?

São exemplos de luminescência a emissão de luz por bastões luminosos (quimiluminescência), por vagalumes (bioluminescência), por lâmpadas fluorescentes (fluorescência) e outros.

Quem inventou o fenômeno da luminescência?

Sua descrição foi feita pela primeira vez em 1603, pelo alquimista bolonhês Vincenzo Cascariolo, durante a observação de um minério, o sulfeto de bário.

O que parece a luminescência no céu?

O fenômeno, chamado luminescência atmosférica, pode ser confundido com as auroras boreais. (Foto: NASA) Do espaço, é fácil ver a diferença. O "airglow" é a faixa verde uniforme e discreta que circunda a Terra. A aurora é o miolo verde exuberante.

O que é fotoluminescência e quimiluminescência?

A luminescência é o processo em que moléculas emitem radiação eletromagnética com comprimentos de onda que vão do ultravioleta ao infravermelho. ... A quimiluminescência estuda a produção de radiação luminosa eletromagnética gerada por uma reação química que libera pouco, ou quase nenhum, calor.

Qual a diferença entre luminescência?

Alguns materiais, quando absorvem radiação, emitem de volta luz visível. Esse fenômeno é chamado genericamente de luminescência. Quando a emissão ocorre imediatamente após a incidência da radiação, o fenômeno é chamado de fluorescência.

Quais são os tipos de luminescência?

Outros tipos de luminescência. Além da fotoluminescência, pode-se mencionar também a eletroluminescência, produzida por choques de elétrons ou pela passagem de corrente elétrica por gases rarefeitos. Triboluminescência é aquela causada por uma ação mecânica brusca. A quimiluminescência produz-se durante certas reações químicas.

Qual a diferença entre a fluorescência e a luminescência?

Da mesma forma, a fluorescência, como hoje aplicado em iluminação fluorescente, envolve a criação de nenhum calor, assim, uma forma de iluminação mais eficiente do que o que vem de lâmpadas incandescentes. O termo luminescência é utilizado para descrever um processo através do qual a luz é produzido excepto por aquecimento.

Quais são as fontes mais eficientes de luminescência?

Os cristais são, de modo geral, as fontes mais eficientes de luminescência, devido a sua estrutura atômica. Poucos materiais luminescentes são suficientemente eficazes para uso prático. Os mais comumente utilizados são sintetizados de modo a converter um tipo específico de energia em luz, de cor e intensidade predefinidas.

Qual é a diferença entre luminescência e fosforescência?

Qual é a diferença entre a luminescência, fluorescência e fosforescência? Quando falamos de relógios “luminosas” e tinta, o que realmente significa é fosforescência, que é muito semelhante ao de fluorescência: o processo pelo qual lâmpadas economizadoras de energia fazem pouco.

Postagens relacionadas: