Como o álcool é eliminado do corpo?

Índice

Como o álcool é eliminado do corpo?

Como o álcool é eliminado do corpo?

O álcool (etanol) vai para o fígado, que o transforma em outra substância (acetaldeído), enviada então para os rins. Estes, por sua vez, encaminham o produto do álcool para a bexiga, onde ele será excretado. Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora de 6 a 8 horas.

Porque o metabolismo do álcool produz grande quantidade de NADH?

A fartura de NADH também inibe a oxidação de ácidos graxos. O propósito metabólico da oxidação de ácidos graxos é gerar NADH para a produção de ATP pela fosforilação oxidativa, porém as necessidades de NADH do indivíduo que consome álcool são supridas pelo metabolismo do etanol.

Como o álcool pode afetar os níveis sanguíneos de glicose e lactato?

Por outro lado, a oxidação do álcool eleva os níveis de lactato no sangue, o que levará à acidose metabólica frequentemente agravada pela presença de corpos cetônicos, devido também ao acúmulo de acetil -CoA prove- niente da oxidação do etanol.

Como o álcool não pode ser metabolizado pelo corpo?

Como o álcool não pode ser metabolizado pelo corpo da mesma forma os macronientes (carboidratos, proteínas e gorduras), seu organismo volta as atenções para metabolizá-lo primeiramente. Entenda agora o que acontece com sua função corporal quando está tentando expulsar o álcool de seu organismo.

Qual o sistema de metabolização do álcool no fígado?

A maior parte do acetato produzido atinge outras partes do organismo pela corrente sanguínea onde participa de outros ciclos metabólicos. O sistema de enzimas microssomais oxidativas (SEMO) pertencem à família dos citocromos e compreendem um sistema alternativo de metabolização do álcool no fígado.

Como funciona o metabolismo do acetato?

O metabolismo do acetato requer a ativação de acetil-CoA pela acetil-Coa-sintetase em reação similar à catalisada por acetil-CoA-sintetase graxa. No fígado, a principal isoforma da acetil-CoA-sintetase (ACS I) é uma enzima citosólica que forma acetil-CoA pela rota citosólica da síntese de colesterol e ácidos graxos.

Como ocorre o metabolismo do etanol?

Independentemente do sistema enzimático, ADH, MEOS ou catalase, a primeira etapa do metabolismo do etanol leva à produção de hidrogénio e acetaldeído, sendo este, subsequentemente, metabolizado por uma aldeído desidrogenase NAD-dependente, presente na mitocôndria, onde o acetaldeído é transformado em acetato.

Postagens relacionadas: