Como se dá o processo de incineração?

Índice

Como se dá o processo de incineração?

Como se dá o processo de incineração?

A incineração é um método de tratamento de resíduos que consiste na queima das sobras, usando fornos ou usinas próprias. É um processo que se dá com altas temperaturas, associadas a oxigênio em excesso. Essa junção promove a formação de cinzas inertes, reduzindo em muito o volume de resíduos.

Quais são as etapas do processo de incineração de resíduos perigosos?

A incineração reúne cinco etapas:

  • Preparação do resíduo;
  • Combustão em altas temperaturas;
  • Controle de poluentes que possam ir a atmosfera;
  • Controle dos efluentes;
  • Manuseio e encaminhamento das cinzas para o aterro classe I, específico para este fim.

O que é a incineração como é realizada?

É um processo utilizado para eliminar resíduos perigosos por meio de alta temperatura (de 900 a 1.250ºC). Também pode ser incinerado tudo o que, sendo orgânico, já não é reutilizável ou reciclável. A queima do lixo reduz o volume a ser descartado e o impacto ambiental e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

Quais os tipos de incineração?

Tipos de incineradores de lixo

  • Injeção líquida. Conforme seu nome indica, este tipo de incinerador é indicado para a queima de substâncias líquidas que podem ser bombeadas. ...
  • Forno rotativo. ...
  • Câmera fixa.

Como é realizada a incineração?

A incineração é realizada em câmaras de combustão (incineradores) que são determinadas de acordo com o estado físico do resíduo e seu teor de cinzas. Confira. A incineração é realizada em câmaras de combustão (incineradores) que são determinadas de acordo com o estado físico do resíduo e seu teor de cinzas.

Quais são os gases resultantes da incineração?

Os gases resultantes da incineração têm de sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substâncias consideradas tóxicas ( chumbo, cádmio, mercúrio, crómio, arsénio, cobalto e outros metais pesados, ácido clorídrico, óxidos de azoto e dióxido de enxofre, dioxinas e furanos, clorobenzenos, clorofenóis e PCBs ).

Como funciona a incineração de resíduos?

Entenda como funciona a incineração de resíduos sólidos e quais podem ser incinerados. A incineração de resíduos é um processo que consiste na destruição térmica por oxidação, em temperaturas que vão de 900° e pode chegar a 1250°C. O tempo de residência em que o material será incinerado, é controlado.

Por que a Incineração é tão limpo?

Embora a incineração não seja, para já, um processo totalmente limpo, é, pelo menos, o processo mais eficiente na eliminação de certos resíduos perigosos e na redução do volume dos lixos acumulados, permitindo ainda a sua valorização energética.

Postagens relacionadas: