Quais alimentos passam por irradiação?
Índice
- Quais alimentos passam por irradiação?
- Como é feito o processo de liofilização?
- Quando o processo de irradiação é imprescindível para a conservação dos alimentos?
- O que são alimentos irradiados?
- Quais as desvantagens da irradiação de alimentos?
- Como é a irradiação de alimentos?
- Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?
- Será que a irradiação de alimentos faz mal à saúde?
- Será que a irradiação é eficaz?
Quais alimentos passam por irradiação?
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
Como é feito o processo de liofilização?
Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. Ocorre quando o alimento congelado, isto é, quando todo o seu conteúdo de água está na forma de gelo, é submetido a condições de pressões muito baixas.
Quando o processo de irradiação é imprescindível para a conservação dos alimentos?
A irradiação de alimentos tem sido cada vez mais utilizada para conservação de alimentos, isso ocorre principalmente pelo aumento de vida de prateleira do produto, facilitando o transporte de produtos perecíveis. Além desse benefício há o fato do alimento não sofrer alteração em suas características organolépticas.
O que são alimentos irradiados?
Os alimentos irradiados são assim chamados pois passam por uma quantidade controlada de radiação ionizante. Esse método altera o processo fisiológico dos tecidos vegetais.
Quais as desvantagens da irradiação de alimentos?
Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos
- Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;
- Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;
Como é a irradiação de alimentos?
A técnica consiste em submeter frutas, verduras, legumes e carnes a doses controladas de radiação com Césio 197, Cobalto 60, raios-x ou isótopos acelerados. A irradiação evita a propagação de insetos e doenças, retarda a maturação e o envelhecimento e conserva os tecidos dos alimentos, mantendo-os frescos e aumentando o seu tempo de armazenamento.
Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?
Irradiação de alimentos no Brasil. A legislação de irradiação de alimentos em vigor no Brasil é a Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001 (BRASIL, 2001) que aprovou o Regulamento Técnico para Irradiação de Alimentos.
Será que a irradiação de alimentos faz mal à saúde?
Isso porque a irradiação de alimentos é usada largamente em condimentos e especiarias. Mas calma, você não foi enganado, pois no rótulo da embalagem do produto alimentício é obrigatório constar essa informação. E será que faz mal à saúde? Causa câncer ou outros problemas?
Será que a irradiação é eficaz?
Vamos ver que se for aplicado de forma correta, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, não há problema algum consumir alimentos irradiados, pelo contrário, a irradiação é um método de conservação muito eficiente, eliminando muitos microrganismos patogênicos que poderiam causar doenças nos consumidores.