Qual o tratamento para metaplasia escamosa?

Índice

Qual o tratamento para metaplasia escamosa?

Qual o tratamento para metaplasia escamosa?

A metaplasia escamosa do colo do útero não precisa de tratamento, apenas acompanhamento médico. Em um exame de Papanicolau, a metaplasia é classificada como negativa ou classe I, o que significa que não há risco de malignidade. Em geral, as células do colo do útero apresentam-se completamente normais após a metaplasia.

O que causa a metaplasia escamosa?

A metaplasia escamosa é uma alteração benigna do tecido que reveste o útero, em que as células uterinas sofrem transformação e diferenciação, fazendo com que o tecido tenha mais de uma camada de células alongadas.

Como e onde ocorre a metaplasia escamosa?

A metaplasia escamosa começa em geral na junção escamocolunar original, no limite distal da ectopia, mas também pode ocorrer no epitélio colunar próximo a esta junção ou como ilhotas dispersas no epitélio colunar exposto.

O que quer dizer metaplasia escamosa?

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Quem tem metaplasia escamosa pode engravidar?

O achado de metaplasia escamosa não reduz sua fertilidade, não coloca o seu futuro bebê em risco, não aumenta risco de aborto, não provoca complicações durante a gravidez e não aumenta o risco de câncer de colo uterino. É um achado normal no Papanicolaou.

O que é presença de metaplasia celular?

Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.

Quais as principais causas da metaplasia?

Possíveis causas As causas da metaplasia intestinal ainda está sendo investigada, no entanto, esta condição provavelmente é causada por uma combinação entre hábitos de alimentares ricos em alimentos com sal e pobres de vitamina C, uso de cigarro e infecção pela bactéria H. pylori.

O que é lesão intraepitelial escamosa?

Historicamente compreende a uma lesão com certa preservação da estrutura do epitélio de origem (epitélio escamoso). Normalmente é um processo autolimitado, causado por vários sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncogênico).

O que é o processo de metaplasia?

Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015). É um processo adaptativo.

Onde ocorre a metaplasia?

Metaplasia é uma alteração reversível, onde em certas condições anormais, um tipo de tecido, epitelial ou mesenquimal, pode se transformar em outro. ... Outro local onde pode aparecer esse tipo de metaplasia é no colo uterino, sendo o epitélio colunar substituído por epitélio escamoso estratificado.

Quando ocorre a metaplasia?

A metaplasia corresponde a um processo normal de proteção e que pode acontecer em certos períodos da vida da mulher, como na puberdade ou na gravidez, quando há maior acidez vaginal, ou quando ocorrem inflamações ou irritações causada pela candidíase, vaginose bacteriana ou alergias, por exemplo.

Qual a causa da metaplasia cervical?

Mas nem todas as mulheres têm o conceito do que está em causa, no caso de estabelecer esse diagnóstico. Devido ao fato de que a metaplasia cervical com diagnóstico tardio tende a cem por cento de malignidade no futuro, essa patologia é melhor prevenida no estágio das mudanças iniciais.

Quando ocorre a metaplasia do colo uterino?

Outro local onde pode aparecer esse tipo de metaplasia é no colo uterino, sendo o epitélio colunar substituído por epitélio escamoso estratificado. Epitelial glandular: ocorre, por exemplo, quando há a substituição do epitélio colunar mucoso da endocérvice do trato reprodutivo feminino.

Como Prevenir a metaplasia cervical?

A metaplasia cervical é uma doença grave que requer tratamento para prevenir futuras complicações, uma vez que existe um risco direto de malignidade. É melhor prevenir esta condição através de exames médicos periódicos, bem como a eliminação de fatores de risco.

Postagens relacionadas: