Como ocorre o metamorfismo em uma rocha?
Como ocorre o metamorfismo em uma rocha?
Metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor/temperatura, pressão, os fluidos e o tempo.
Como ocorre o metamorfismo regional?
O metamorfismo regional, também designado por metamorfismo dinamotérmico, é provocado pela ação de altas pressões e altas temperaturas, e afeta extensas regiões da crosta terrestre, geralmente em áreas de atividade tectónica onde se formam montanhas.
Quais são as rochas metamórficas?
Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral. Na maioria dos casos as rochas metamórficas formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas.
Quando ocorre o metamorfismo?
O metamorfismo ocorre em condições de temperatura superiores às da diagênese (entre 1 ºC e 3 Kbar), processo sedimentar, e inferiores a da fusão (7 ºC), processo ígneo. As rochas originais ( protólitos) devem ser soterradas profundamente para estarem sujeitas a estas altas condições de pressão e temperatura.
Quais os tipos de metamorfismo regional?
Tipos de metamorfismo Metamorfismo Regional Resulta de acções simultâneas de calor e pressões elevadas 400- 600°C e 2 a 6kb) Ocorre em regiões vastas, em relação com os limites convergentes de placas As rochas resultantes apresentam texturas específicas: foliação Metamorfismo de contacto O factor principal é o calor
Como se desenvolve o metamorfismo dinâmico?
Exemplos: corneana, quartzito e mármore. Metamorfismo dinâmico: desenvolve-se em "faixas" longas estreitas nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento. Metamorfismo por soterramento: está geralmente associado com bacias sedimentares formadas na margem de distensão das placas.