O que é e como acontece o processo de desaminação?
Índice
- O que é e como acontece o processo de desaminação?
- Onde ocorre a desaminação?
- O que é a fosforilação oxidativa?
- Qual é o primeiro passo da degradação dos aminoácidos e onde ela ocorre?
- Qual o papel do glutamato no processo de degradação dos aminoácidos?
- Como é feita a desaminação?
- Qual a diferença entre desaminação e não oxidativa?
- Qual a diferença entre a transaminação e a desaminação?
- Qual é a desaminação da maior parte dos aminoácidos?
O que é e como acontece o processo de desaminação?
Desaminação é o processo pelo qual o aminoácido libera o seu grupo amina na forma de amônia e se transforma em um cetoácido correspondente. Esta reação é catalisada pelas enzimas genericamente denominadas desaminases ou desidrogenases que possuem como coenzimas o NADP (derivado da vitamina B3).
Onde ocorre a desaminação?
A desaminação dos aminoácidos ocorre principalmente no fígado e os íons amônio resultantes podem ser transformados em ureia no fígado na maioria dos vertebrados terrestres. Os íons amônio e o dióxido de carbono (originário basicamente do ciclo de Krebs) interagem com ATP, formando fosfato de carbamoil nas mitocôndrias.
O que é a fosforilação oxidativa?
Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. Os outros processos são a glicólise e o ciclo de Krebs. ... Com a fosforilação oxidativa, as células ganham um reservatório de energia para as atividades metabólicas.
Qual é o primeiro passo da degradação dos aminoácidos e onde ela ocorre?
O primeiro passo é a formação de carbamoil-fosfato, uma forma activada de azoto: O grupo carbamoil é então transferido para a ornitina para produzir citrulina. Esta duas moléculas são aminoácidos "especiais", i.e., não fazem parte da estrutura de proteínas. Estas duas primeiras reacções ocorrem na mitocôndria.
Qual o papel do glutamato no processo de degradação dos aminoácidos?
O glutamato é portanto, um produto comum às reações de transaminação, constituindo assim um reservatório temporário de grupos amino, provenientes de diferentes aminoácidos. O glutamato formado vai ser consumido em duas reações, uma transaminação e uma desaminação.
Como é feita a desaminação?
A desaminação é levada a cabo principalmente pela glutamato desidrogenase, uma enzima mitocondrial que usa quer NAD + quer NADP +. O azoto libertado sob a forma de amoníaco nesta reacção deve ser excretado.
Qual a diferença entre desaminação e não oxidativa?
A principal diferença entre a desaminação oxidativa e não oxidativa é que a desaminação oxidativa ocorre por meio da oxidação dos aminoácidos do grupo amino, enquanto a desaminação não oxidativa ocorre por meio de outras reações além da oxidação.
Qual a diferença entre a transaminação e a desaminação?
A transaminação refere-se à transferência de um grupo amino de uma molécula para outra, especialmente de um aminoácido para um cetoácido, enquanto a desaminação se refere à remoção de um grupo amino de um aminoácido ou outros compostos. Assim, esta é a principal diferença entre transaminação e desaminação.
Qual é a desaminação da maior parte dos aminoácidos?
A desaminação da maior parte dos aminoácidos envolve uma transaminação prévia, que consiste na transferência do seu grupo amino para um a-cetoácido, produzindo o aminoácido correspondente ao a-cetoácido e o a-cetoácido correspondente ao aminoácido original.