Como ocorre o processo de transcrição e tradução do DNA?
Como ocorre o processo de transcrição e tradução do DNA?
Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
Onde ocorre a tradução Nos procariontes?
Em procariotos, o primeiro passo da iniciação ocorre com o reconhecimento do códon de início, que em E. Antes de iniciar a tradução, as subunidades ribossômicas encontram-se separadas. ... Para iniciar a síntese, a subunidade menor 30S se liga primeiramente ao RNAm.
Qual é a tradução do DNA?
Em suma, a tradução do DNA pode ser definida como o processo que “traduz” as informações contidas nos ácidos nucleicos (DNA e RNA) para facilitar o polipeptídeo ou a síntese proteica.
Como ocorre o processo de tradução?
O processo de tradução ocorre no citoplasma da célula, especificamente, onde a organela celular, ribossomo é presente. Na tradução polipeptídeos são produzidos como resultado da descodificação do mRNA. O processo de tradução se inicia com “ativação”, que na verdade não é um passo, mas o ponto de partida do processo.
Quando começa a tradução do RNA?
Iniciação ("começo"): nesta etapa, o ribossomo se junta ao RNAm e ao primeiro RNAt para que a tradução possa ter início. Alongamento ("meio"): nesta etapa, os aminoácidos são trazidos ao ribossomo pelos RNAt e são ligados entre si para formar uma cadeia.
Como ocorre a tradução do RNA para o ENEM?
O processo posterior à transcrição do DNA é chamado de tradução do RNA. A explicação acima já é o suficiente como conhecimento sobre síntese proteica para o ENEM. Contudo, há maiores detalhes sobre como ocorre a duplicação do DNA, utilizada na mitose e meiose, que possibilitarão novas células continuarem a produção de proteínas.