Como se dá o processo de territorialização das UBS?
Índice
- Como se dá o processo de territorialização das UBS?
- Como funciona a territorialização em saúde?
- O que visa o processo de territorialização em saúde e como é realizado?
- Quais os objetivos da territorialização em saúde?
- Qual a importância do processo de territorialização no desenvolvimento e trabalho da ESF?
- Como funciona a territorialização de uma ESF Estratégia Saúde da Família )?
- Qual o objetivo geral da territorialização em saúde?
- Quais são os usos do termo territorialização?
- Quais são os discursos sobre a territorialização?
- Qual a importância da territorialização para os processos formativos em saúde?
- Por que a Territorialização é um dos pressupostos básicos do PSF?
Como se dá o processo de territorialização das UBS?
O processo de territorialização do SUS pode ser compreendido em relação a três movimentos político-institucionais assim designados “municipalização-distritalização”; “municipalização-regionalização” e “municipalização-regionalização-redes de atenção” (Quadro 1).
Como funciona a territorialização em saúde?
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.
O que visa o processo de territorialização em saúde e como é realizado?
A territorialização é uma ferramenta importante no planejamento dos serviços de saúde pública, tanto para avaliar quanto para implantar novos projetos. Em outras palavras, o processo de territorialização viabiliza um diagnóstico mais preciso da comunidade.
Quais os objetivos da territorialização em saúde?
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
Qual a importância do processo de territorialização no desenvolvimento e trabalho da ESF?
Portanto, o processo de territorialização é parte indispensável para a organização dos serviços na ESF, pois por meio dela, é possível identificar os clientes que estarão sobre seus cuidados, além de realizar um planejamento que visa contínuo acompanhamento da população (BRASIL, 2006).
Como funciona a territorialização de uma ESF Estratégia Saúde da Família )?
A territorialização, preconizada pelo Sistema Único de Saúde, é um dos pressupostos básicos da organização do processo de trabalho do Programa de Saúde da Família. O reconhecimento do território da área adscrita à uma Unidade Básica de Saúde é essencial para a caracterização da população e de seus problemas de saúde.
Qual o objetivo geral da territorialização em saúde?
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
Quais são os usos do termo territorialização?
Pretende-se com isso, situar os diferentes usos do termo territorialização (teórico, prático e metodológico) pelo setor saúde, destacando sua importância no cenário atual da reorganização da atenção, da rede de serviços e das práticas sanitárias locais.
Quais são os discursos sobre a territorialização?
A territorialização enquanto um determinado local delimitado pelo PSF tem um dos discursos sobre a configuração territorial com determinados atributos, naturais ou elaboradas pelo homem que dão feitio ao ambiente, que por sua vez, influi no processo saúde-doença da população daquela área.
Qual a importância da territorialização para os processos formativos em saúde?
Essa abordagem remete, fundamentalmente, à importância da territorialização para os processos formativos em saúde com foco na aprendizagem significativa e nos contextos de vida do cotidiano. Entende-se, portanto, que o território da saúde não é só físico ou geográfico: é o trabalho ou a localidade.
Por que a Territorialização é um dos pressupostos básicos do PSF?
Por conseguinte, a territorialização é um dos pressupostos básicos do trabalho do PSF.