O que se entende por processo de distribuição dos fármacos?
O que se entende por processo de distribuição dos fármacos?
Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.
Qual a distribuição de um fármaco?
A distribuição de um fármaco pode ser representada por um modelo multicompartimental, em que o fármaco se distribui com velocidades diferentes a diversos tecidos. Além disso, fatores como o fluxo sanguíneo, lipossolubilidade e redistribuição podem afetar a distribuição desse fármaco.
Como ocorre a competição entre fármacos e outras substâncias?
Vale destacar, que pode ocorrer competição entre fármacos ou outras substâncias, por este sítio de ligação, sendo que, o composto de maior afinidade irá deslocar o composto de menor afinidade, com isso, a fração livre do composto de menor afinidade poderá aumentar.
Qual é o volume real de distribuição do fármaco?
Esse volume representa o volume real de distribuição, e nunca deve exceeder os 43L. Por outro lado, existe o volume aparente de distribuição, que não corresponde ao espaço fisiológico. Conceituadamente, é o volume no qual o fármaco tem que se dissolver para que sua concentração se iguale a concentração plasmática.
Quais fatores podem influenciar a distribuição dos medicamentos?
Além destes do fármacos em si, fatores ligados ao organismo também podem influenciar na distribuição. São exemplos destes fatores: idade do paciente, genética, alterações nos níveis proteícos, estados fisiológicos especiais (gravidez), patologias (acidose, alcalose), alterações no fluxo sanguíneo, quantidade total de água e fatores que possam ...