Como o paracetamol foi descoberto?

Índice

Como o paracetamol foi descoberto?

Como o paracetamol foi descoberto?

Em 1893, o paracetamol foi encontrado na urina de pessoas que tinham tomado fenacetina, tendo sido isolado como um composto branco, cristalino e de sabor amargo. Em 1899 o paracetamol foi identificado como sendo um metabolito da acetalinida. Esta descoberta foi ignorada durante algum tempo.

Onde é metabolizado o paracetamol?

Metabolismo do Paracetamol Após ser absorvido, o paracetamol sofre reações de biotransformação no fígado, nomeadamente de Fase I e de Fase II do metabolismo.

Qual a classificação do paracetamol?

103-90-2 Paracetamol/Número CAS

Qual o mecanismo de ação do paracetamol?

Mecanismo de ação. O paracetamol diferencia-se dos AINEs clássicos (anti-inflamatórios não-esteroides), pois, apesar dos seus efeitos analgésicos e antipiréticos, este fármaco não apresenta ações anti-inflamatórias nem anticoagulantes significativas.Adicionalmente, em doses terapêuticas, não origina efeitos gastrointestinais adversos.

Como ocorre a toxicidade por paracetamol?

Em situações de toxicidade por paracetamol, as vias metabólicas do sulfato e do glicuronídeo ficam saturadas e, portanto, maior quantidade de paracetamol é desviada para o sistema do citocromo P450, onde se produz NAPQI. Consequentemente a quantidade de glutatião é esgotada pela NAPQI, que pode reagir livremente com as membranas celulares.

Qual é a fórmula do paracetamol?

Figura 1 – Formula estrutural do paracetamol (N-(4-hidroxifenil)etanamida). É um dos fármacos mais vendidos em todo o mundo, estando disponível no mercado na forma de genérico e sob vários nomes comerciais entre os quais o Ben-u-ron, Panadol, Tylenol, Supofen, Pantadolor, o Panasorbe e o Efferalgan (Infarmed, 2014). O

Por que o paracetamol pode causar efeitos indesejáveis?

INTRODUÇÃO O uso abusivo e inadequado do paracetamol pode causar efeitos indesejáveis no organismo do indivíduo, visto que este é um dos medicamentos mais comercializados em drogarias (ROVERS, 2010). É utilizado como analgésico no caso de dores leves e como antipiréticos para aliviar a febre.

Postagens relacionadas: