O que é inquilinismo dê exemplos?

Índice

O que é inquilinismo dê exemplos?

O que é inquilinismo dê exemplos?

O inquilinismo é uma relação ecológica harmônica e interespecífica. ... Como exemplo de inquilinismo, podemos citar as plantas epífitas, que crescem sobre o tronco de outras árvores sem retirar delas nenhum nutriente.

Quais são os animais inquilinismo?

Um exemplo clássico de inquilinismo em animais é a interação entre o pepino-do-mar e o peixe-agulha. Na detecção de algum problema, o peixe-agulha busca proteção abrigando-se no interior do corpo do pepino-do-mar, que é uma espécie de equinodermo.

Como funciona o mutualismo?

O mutualismo é uma relação harmônica interespecífica em que duas espécies se associam e se beneficiam dessa interação, que às vezes pode ser de dependência ou não. ... Esse mutualismo entre a alga e o fungo permite que os líquens sobrevivam em ambientes em que nem a alga e nem o fungo conseguiriam sobreviver sozinhos.

Quais plantas são epífitas?

Alguns exemplos de epífitas são as polipodiáceas (fetos ou samambaias); cactáceas (flor-de-maio); as bromeliáceas (bromélias ou gravatás); as orquidáceas (orquídeas). Espécies epífitas são particularmente comuns entre as Bryophyta, Pteridophyta, Orchidaceae, Gesneriaceae, Begoniaceae, Bromeliaceae e Araceae.

Como identificar um exemplo de inquilinismo?

Observe as alternativas abaixo e identifique um exemplo de inquilinismo. a) Indivíduos que formam uma caravela-portuguesa. b) Pássaro alimentando-se de carrapatos em um boi.

Quais são os clássicos de inquilinismo?

Podemos citar como exemplos clássicos de inquilinismo: 1) a relação existente entre algumas espécies de peixes que vivem nos recifes de corais e, mais nitidamente ainda, a relação entre o peixe-agulha e o pepino-do-mar.

Qual a relação entre espécies de inquilinismo?

Nesse tipo de relação, um dos indivíduos envolvidos está à procura de abrigo, de uma moradia. No inquilinismo, uma espécie vive (inquilino) sobre ou no interior da outra espécie envolvida sem lhe causar nenhum prejuízo. Percebe-se aí que apenas uma espécie é beneficiada com a interação.

Qual a diferença entre O Inquilinismo e o comensalismo?

Resposta: Letra “e”, pois tanto o inquilinismo como o comensalismo são relações ecológicas que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, e não há prejuízo para nenhum dos envolvidos. Devido à semelhança entre as duas relações, o inquilinismo é considerado por muitos autores como comensalismo.

Postagens relacionadas: