Como ocorre o transporte de seiva das pteridófitas?

Índice

Como ocorre o transporte de seiva das pteridófitas?

Como ocorre o transporte de seiva das pteridófitas?

As pteridófitas possuem tecidos especializados no transporte de substâncias: O xilema e o floema. Xilema: responsável pela condução da seiva bruta, composta por água e minerais. É chamado também de vasos lenhosos, tecidos lenhosos ou apenas lenho. O transporte ocorre da raiz para as folhas.

Como acontece o transporte de seiva bruta?

A seiva bruta, nas traqueófitas, é transportada pelos vasos lenhosos, também chamados de xilema. ... Transporte de seiva bruta: as raízes absorvem do solo sais minerais através de transporte ativo, ou seja, aquele transporte que se dá contra um gradiente de concentração e assim, configura gasto de energia para a célula.

Como funciona o Esporângio das pteridófitas?

Os esporângios encontram-se reunidos ao longo dos folíolos. Os conjuntos de esporângios formam os soros, que são aqueles pequenos pontos pretos que podemos observar ao longo das folhas das pteridófitas. Os esporângios se rompem e liberam os esporos no ambiente.

O que transporta o floema?

O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.

Postagens relacionadas: