Como ocorre o processo de lesão cariosa?

Índice

Como ocorre o processo de lesão cariosa?

Como ocorre o processo de lesão cariosa?

O processo carioso é mediado por biofilme, com associação de carboidratos fermentáveis dietéticos, especificamente açúcares livres, como o fator etiológico motriz. É possível identificar a doença com mais frequência em crianças, principalmente pelo alto consumo de açúcares contidos em alimentos.

Como uma cárie é formada?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

Qual a causa da lesão cariosa?

12. A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

Quais são as etapas do desenvolvimento da cárie?

Etapas do Desenvolvimento da Cárie. Placa Bacteriana - A placa bacteriana desenvolve-se após a ingestão de alimentos, principalmente aqueles que contém açúcar. É uma fina camada que pode ser removida (desorganizada) pela escovação e uso do fio dental.

Como se caracteriza a lesão de erosão?

Clinicamente, a lesão de erosão é caracterizada por uma superfície lisa, em forma de "U" ou pires, mostrando uma lesão larga e rasa, com superfície polida, geralmente, na ausência de biofilme dentário.

Qual o fator decisivo para o aparecimento destas lesões?

O fator decisivo para o aparecimento destas lesões – e muitas vezes desconhecido pela falta de uma boa anamnese – é a biocorrosão. Onde entram dietas com alimentação ricas em ácido, placa bacteriana e doenças gástricas que interferem diretamente na boca.

Postagens relacionadas: