O que fazer com prolapso retal?

Índice

O que fazer com prolapso retal?

O que fazer com prolapso retal?

A única solução eficaz para o prolapso retal em adultos, principalmente se for frequente, é o tratamento cirúrgico para prolapso retal, que consiste na retirada de uma parte do reto e na fixação do mesmo ao osso sacro por via perineal ou abdominal.

O que pode causar prolapso retal?

O prolapso retal em adultos acontece principalmente devido ao enfraquecimento dos músculos que seguram o reto, o que pode ser devido ao envelhecimento, prisão de ventre, excesso de força para evacuar e infecções intestinais, por exemplo.

Como é feita a cirurgia de prolapso retal?

A técnica cirúrgica mais utilizada no tratamento do prolapso retal é a sacropromontofixação do reto por via abdominal, porém nos últimos anos a proctossigmoidectomia via perineal tem sido retomada como alternativa para pacientes idosos com comorbidades.

Como identificar o prolapso retal?

Principais sintomas

  1. Dor abdominal;
  2. Sensação de uma massa no ânus;
  3. Ardência, sangramento, desconforto e sensação de peso no ânus;
  4. Dificuldade para defecar e sensação de evacuação incompleta.

Qual a melhor pomada para prolapso retal?

O tratamento do prolapso retal é sempre cirúrgico... infelizmente não existe pomadas ou medicações que resolvam o problema. Muitas vezes esses medicamentos ajudam no alívio dos sintomas e na redução manual (Temporária) do prolapso, mas não acabam com o problema.

O que é prolapso retal e quais parasitas que ocasionam essa doença?

No nosso meio, o prolapso do reto é encontrado com freqüência em crianças desnutridas com infestação maciça pelo Trichuris trichiura, que cursa com diarréia grave. Acredita-se que o prolapso que ocorre em desnutridos se deva ao suporte deficiente do reto pela gordura perirretal escassa.

Como é feito a cirurgia de Retocele?

Basicamente, é feita uma incisão no períneo e um reforço da região entre o ânus e a vagina. Isso falando de uma forma bem simplificada.

Como é o canal retal?

O canal anal é a última parte do trato gastrointestinal, parte do sistema digestório. Ele possui cerca de 3 a 4 cm de extensão e encontra-se completamente retroperitoneal, ou seja, fora da cavidade peritoneal. Ele se inicia na junção anorretal distalmente à flexura perineal e termina no ânus.

Qual o melhor tratamento para prolapso retal?

Qual o melhor tratamento. A única solução eficaz para o prolapso retal em adultos, principalmente se for frequente, é o tratamento cirúrgico para prolapso retal, que consiste na retirada de uma parte do reto e na fixação do mesmo ao osso sacro por via perineal ou abdominal.

Como ocorre o prolapso do retal infantil?

O prolapso retal infantil é relativamente comum em crianças até aos 3 anos de idade, devido aos músculos e ligamentos que sustentam o reto estarem ainda em formação e não estarem, por isso, fortemente fixos à parede abdominal, sendo que quando a criança tem diarreias frequentes, a parede do reto prolapsa e exterioriza-se.

Quando o prolapso é parcial?

Quando o prolapso é parcial (prolapso mucoso), uma técnica de grande valia é a Ligadura Elástica. Além disso, pode-se tentar exercícios de fortalecimento perineal.

Será que o prolapso retal é confundido com hemorróidas?

Deve-se lembrar que o prolapso retal não deve ser confundido com hemorróidas. No caso do prolapso retal, a parte final do intestino pode ser vista fora do corpo pelo ânus, enquanto que as hemorróidas surgem quando as veias do intestino dilatam e saem para fora.

Postagens relacionadas: