Como ocorrem as trocas gasosas nos anelídeos?

Índice

Como ocorrem as trocas gasosas nos anelídeos?

Como ocorrem as trocas gasosas nos anelídeos?

Em muitas espécies, as trocas gasosas são realizadas através da superfície da pele. Porém, existem espécies que apresentam brânquias. Em muitos anelídeos a hemoglobina é a proteína que facilita o transporte do oxigênio pelo sangue. ... Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados.

Quais as formas de realizar as trocas gasosas ocorrem nos peixes?

Os peixes conseguem, através das brânquias, captar cerca de 80% do oxigênio dissolvido na água à medida que ela passa por essas estruturas. Nesses animais, a água entra pela boca e sai pelas brânquias. Nas brânquias, o oxigênio presente na água passa pelos capilares sanguíneos presentes nas lamelas.

Quais são os anelídeos?

Os anelídeos compreendem todo os animais pertencentes ao filo Annelida. O animal mais conhecido desse filo é a minhoca. A principal característica desses animais, que dá nome ao grupo, é a segmentação do corpo em anéis. O tamanho dos anelídeos varia muito, alguns têm menos de 1 milímetro e outros mais de 3 metros.

Como ocorrem as trocas gasosas?

O sangue não sai dos vasos e as trocas gasosas ocorrem pelas paredes dos capilares. As excretas são retiradas do corpo do animal através dos nefrídios presentes aos pares em cada segmento. Os anelídeos terrestres fazem respiração cutânea, ou seja, através da pele que é muito delgada.

Como ocorre a reprodução dos anelídeos?

Ao longo dos cordões, há um par de gânglios em cada anel. Reprodução. A reprodução dos anelídeos pode ser de forma assexuada ou sexuada. Com exceção dos poliquetos que são dióicos, os demais anelídeos são monóicos (hermafroditas). No caso dos monóicos, como a minhoca, existe uma porção do corpo que auxilia na reprodução, o ...

Qual a fecundação dos anelídeos?

Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.

Postagens relacionadas: