Como ocorre chuvas orográficas?
Como ocorre chuvas orográficas?
A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando massas de ar úmido esbarram em obstáculos naturais como montanhas e serras. Ao subir, a mudança de temperatura provoca a condensação do vapor de água, que se precipita em forma de chuva de pouca intensidade, mas por um período mais prolongado.
Quais as características do clima semiárido da Paraíba?
Na região do Borborema e em parte do Sertão, o clima é semiárido, local onde predomina o chamado Polígono das Secas. A oeste, as massas de ar úmidas deixam o clima na região quente e semiúmido com o predomínio de chuvas de verão. ... As médias da região atingem 1.800 mm, especialmente no outono e no inverno.
Como é o clima da Paraíba?
A Paraíba possui um clima tropical, e, no litoral, predomina-se o subtipo tropical úmido; já no interior, ocorre o subtipo tropical semiárido, marcado pelas altas temperaturas e irregularidade das chuvas. No interior do Paraíba, região do Sertão Paraibano, são registrados os menores volumes de chuva do Brasil.
Como relevar atua para formar as chuvas orográficas?
Chuvas orográficas são as chuvas de relevo. O relevo atua barrando parcialmente as massas de ar úmidas provenientes do litoral, e à medida que o ar úmido se eleva, sua temperatura cai, levando à formação de nuvem e precipitação.
Quais são as características do clima mediterrâneo?
Características do Clima Mediterrâneo Entre as principais características desse tipo climático, estão: Aos menos dois climas bem definidos: no verão fica muito quente e seco e o inverno é moderado. ... A temperatura média no verão é de 20ºC, no inverno, a média é de 10ºC.
Qual é o clima do Agreste?
Por ser uma faixa de transição, encontra-se no Agreste tanto a Mata Atlântica quanto a Caatinga. ... O clima predominante é o semiárido, sendo uma região menos úmida que a Zona da Mata e menos seca que o Sertão.
Como é o clima da região Nordeste?
O clima da Região Nordeste pode parecer um pouco complexo. ... Já o equatorial úmido é predominante em uma parte do Maranhão, próximo à divisa com o Pará, o clima litorâneo úmido corre no Rio Grande do Norte e na parte litorânea da Bahia, já o clima semiárido ou tropical semiárido está presente no sertão nordestino.