O que pode causar tromboembolismo?
Índice
- O que pode causar tromboembolismo?
- Como ocorre o tromboembolismo pulmonar?
- Como identificar embolia pulmonar?
- O que é uma tromboembolia?
- São consequências do tromboembolismo pulmonar?
- Quanto tempo para se curar da embolia pulmonar?
- Quando o tromboembolismo pulmonar é diagnosticado?
- Qual é o caso de trombose pulmonar?
- Como o tromboembolismo pode se originar?
- Quais os fatores de risco para trombose venosa profunda e embolia pulmonar?
O que pode causar tromboembolismo?
O tromboembolismo venoso acontece quando um coágulo se forma na circulação sanguínea, prejudicando o fluxo de sangue nas veias pelo organismo. Essa doença é muito comum e, quando não tratada corretamente, pode se agravar e até levar a morte.
Como ocorre o tromboembolismo pulmonar?
A embolia ou trombose pulmonar acontece quando uma ou mais artérias do pulmão estão obstruídas por um coágulo de sangue impedindo a passagem de sangue e provocando a morte progressiva da região.
Como identificar embolia pulmonar?
Sintomas de embolia
- Sensação repentina de falta de ar;
- Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;
- Tosse constante e que pode conter sangue;
- Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;
- Pele pálida, fria e azulada;
- Sensação de desmaio ou desmaio;
- Confusão mental, principalmente em idosos;
O que é uma tromboembolia?
O tromboembolismo é caracterizado pela formação de coágulos de sangue no interior das veias, bloqueando de forma parcial ou total a passagem do sangue. O coágulo, também conhecido como trombo, se forma quando ocorre algum desequilíbrio no mecanismo de coagulação.
São consequências do tromboembolismo pulmonar?
→ Morte por embolia pulmonar A embolia pulmonar apresenta letalidade de aproximadamente 30% quando não tratada adequadamente. Ela é responsável por provocar uma diminuição das trocas gasosas e uma consequente redução dos níveis de oxigênio no corpo, desencadeando uma sobrecarga no coração.
Quanto tempo para se curar da embolia pulmonar?
Depende da causa. O tempo mínimo de tratamento da embolia pulmonar previsto é de 6 meses e o de trombose venosa de membro inferior é de 3 meses.
Quando o tromboembolismo pulmonar é diagnosticado?
Contudo, quando o tromboembolismo pulmonar é diagnosticado e tratado prontamente e de forma eficaz, esse número reduz drasticamente. A embolia pulmonar também pode desencadear a hipertensão pulmonar, uma patologia em que a pressão arterial nos pulmões e no lado direito do coração é bastante elevada.
Qual é o caso de trombose pulmonar?
Embolia pulmonar costuma ser um caso emergencial que necessitará de atendimento médico imediato. O médico poderá realizar um exame físico para procurar por algum sinal de trombose venosa profunda nas pernas do paciente, geralmente caracterizada por uma região vermelho, sensível e inchada, e também medirá a pressão arterial.
Como o tromboembolismo pode se originar?
O tromboembolismo também pode se originar de veias dos membros superiores e veias centrais do tórax (causado por cateteres venosos centrais ou resultante de síndromes de saída torácica).
Quais os fatores de risco para trombose venosa profunda e embolia pulmonar?
Os fatores de risco para trombose venosa profunda e embolia pulmonar (ver tabela Fatores de risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar) são semelhantes em crianças e adultos e incluem