Quais os sistemas moduladores do ciclo sono-vigília?
Índice
- Quais os sistemas moduladores do ciclo sono-vigília?
- Como Chama-se as alterações de funcionamento do ciclo sono-vigília?
- Qual o marcador Neurofisiologico da transicao vigília-sono?
- Qual o marcador neurofisiológico da transição vigília-sono?
- Qual é o papel fisiológico da glândula pineal sobre o estado de sono-vigília?
- Quais são as funções do sono Qual é a relação da melatonina com o sono?
- Qual é o ciclo do sono?
- Quais são os ciclos de sono durante uma noite?
- Qual a fisiologia da vigília e do sono?
- Quais são os ciclos de sono do adulto?
Quais os sistemas moduladores do ciclo sono-vigília?
Três sub-divisões hipotalâmicas são importantes no ciclo sono-vigília: o hipotálamo anterior (núcleos gabaérgicos e núcleos supraquiasmáticos), o hipotálamo posterior (núcleo túbero-mamilar histaminérgico) e o hipotálamo lateral (sistema hipocretinas).
Como Chama-se as alterações de funcionamento do ciclo sono-vigília?
Transtorno do ciclo vigília-sono, Distúrbio do ciclo circadiano, Irregularidade do ritmo vigília-sono ou Síndrome do atraso das fases do sono se refere a dificuldade em dormir e se manter acordado de acordo com as demandas do ambiente do indivíduo, resultando em problemas ora de insônia, ora de sonolência.
Qual o marcador Neurofisiologico da transicao vigília-sono?
O sistema gabaérgico inibitório do núcleo pré-óptico ventro-lateral (VLPO) do hipotálamo anterior é responsável pelo início e manutenção do sono NREM. Os neurônios supraquiasmáticos (NSQs) do hipotálamo anterior são responsáveis pelo ritmo circadiano do ciclo sono-vigília.
Qual o marcador neurofisiológico da transição vigília-sono?
Em síntese, o LC (noradrenérgico) e os NRf (serotonérgicos) são mais ativos durante a vigília e se tornam progressivamente menos ativos na transição do sono NREM para o REM. Entretanto, a vigília e o sono REM têm semelhanças, pois os neurônios colinérgicos dos núcleos TPP/TLD encontram-se muito ativos nessas fases.
Qual é o papel fisiológico da glândula pineal sobre o estado de sono-vigília?
Glândula Pineal: hormônios. A glândula pineal é a responsável pela produção e secreção de melatonina no nosso organismo. Este é um hormônio fundamental para a indução ao sono, estando diretamente relacionado à regulação do metabolismo no dia a dia, incluindo períodos de descanso ou atividade plena.
Quais são as funções do sono Qual é a relação da melatonina com o sono?
A melatonina é produzida pela glândula pineal, nos momentos de escuridão. Sua função é contribuir para a indução da sonolência. Ela sofre uma importante regulação da luz, como vimos, pois a luz inibe a sua produção. Sendo assim, o pico de produção de melatonina se dá em períodos noturnos de baixa luminosidade.
Qual é o ciclo do sono?
O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam desde o momento em que a pessoa adormece e vão progredindo e tornando-se cada vez mais profundas, até o corpo entrar em sono REM. Conheça todas as fases e o que acontece em cada uma delas
Quais são os ciclos de sono durante uma noite?
O corpo passa por vários ciclos de sono durante uma noite, sendo que o primeiro dura cerca de 90 minutos e depois a duração vai aumentando, até uma média de 100 minutos por ciclo. Um adulto geralmente tem entre 4 a 5 ciclos de sono por noite, o que acaba por fazer as 8 horas de sono necessárias. As 4 fases do sono
Qual a fisiologia da vigília e do sono?
A cada momento do sono (SL e SP) as respostas do organismo serão diferentes. Os conhecimentos adquiridos sobre a fisiologia da vigília e do sono permiten compreender patologias, diurnas e noturnas, e sua gênese observando a ligação entre os ciclos e as mudanças orgânicas. Citaremos agora algumas alterações relacionadas com os estágios do sono:
Quais são os ciclos de sono do adulto?
Um adulto geralmente tem entre 4 a 5 ciclos de sono por noite, o que acaba por fazer as 8 horas de sono necessárias. As 4 fases do sono. O sono pode, então, ser dividido em 4 fases, que vão intercalando: