O que acontece na vasodilatação?

Índice

O que acontece na vasodilatação?

O que acontece na vasodilatação?

Vasodilatação é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. É o processo oposto à vasoconstrição.

Como ocorre o processo de vasoconstrição?

É o processo que ocorre quando os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos se contraem e também está relacionado com a manutenção e regulação da temperatura corporal, evitando que o corpo perca calor para o meio exterior.

Quais os benefícios da vasodilatação?

BENEFÍCIOS DOS VASODILATADORES

  • Redução da fadiga;
  • Dilatação das veias;
  • Maior fluxo sanguíneo;
  • Melhor desempenho físico;
  • Aumenta o transporte de oxigênio;
  • Fonte de aminoácidos e vitaminas;
  • Favorece o ganho de massa muscular;
  • Conduz mais nutrientes para os músculos.

Quais as consequências da vasodilatação?

As consequências da vasodilatação variam dependendo do processo local ou sistêmico. O denominador comum de ambas as situações é que artérias, arteríolas e capilares arteriais se dilatam; No entanto, a expressão clínica varia dependendo da situação. O exemplo clássico de vasodilatação local é o trauma.

Como ocorre a vasodilatação periférica?

A vasodilatação periférica ocorre quando os vasos sanguíneos localizados na periferia ou nas extremidades do corpo aumentam de diâmetro. A causa é o relaxamento dos músculos lisos nas paredes dos vasos, como conseqüência da liberação na circulação de moléculas sinalizadoras (prostacinas, óxido nítrico).

Quais são as substâncias vasodilatadoras?

Substâncias vasodilatadoras São substâncias que provocam a dilatação dos vasos e podem ser usadas em medicamentos. Agentes vasodilatadores: bradicinina, serotonina , histamina e prostaglandinas .

Quais são os processos de vasoconstrição e dilatação?

Estes processos de vasoconstrição e dilatação verificam-se em animais com sistemas circulatórios fechados, isto é, possuem um sistema de vasos para o transporte do sangue que não os abandona. O termo nervo ou músculo vasomotor refere-se a estruturas (nervosas ou musculares) controladoras da vasodilatação.

Postagens relacionadas: