Como solicitar uma perícia judicial?

Índice

Como solicitar uma perícia judicial?

Como solicitar uma perícia judicial?

O perito deve pedir os documentos de que necessitará na perícia, e que não constam nos autos do processo, na petição em que agenda o início de perícia. Essa petição deve ser entregue, no mínimo, com 30 dias de antecedência do evento. Nela, é apresentado o rol de documentos a ser levado no início de perícia.

Quando o juiz solicita uma perícia?

§ 1o O juiz indeferirá a perícia quando: I - a prova do fato não depender de conhecimento especial de técnico; II - for desnecessária em vista de outras provas produzidas; III - a verificação for impraticável.

Quem pode solicitar a perícia em um processo judicial?

Qualquer pessoa capaz para atos da vida civil com conhecimento técnico-formal, idônea e hábil. O perito pode ser substituído se durante o processo for verificado que ele não tem conhecimento técnico-científico para o caso ou deixar de prestar compromisso.

Qual é a função de um perito?

O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

Como fazer o curso de Perícia Judicial?

O curso de perito judicial ou de perícia judicial pode ser feito tanto de forma presencial quanto através de aulas a distância, ambos as modalidades do curso de perito são ótimas e garantirão a máxima qualidade ao trabalho do profissional da perícia judicial.

Como é chamado o perito Judiciário?

Esse profissional é chamado de Perito Judicial e deve possuir o diploma de nível superior na área ou conhecimento técnico sobre a perícia em questão. Em ambos os casos o perito deve ser devidamente nomeado em Juízo para atuar em processos judiciais que podem ser transitados em varas tanto regionais, estaduais ou federais.

Como é chamado o perito pela Justiça?

O perito é chamado pela justiça por meio de nomeação judicial para realizar laudos técnicos em ações judiciais das mais diversas áreas, podendo ser tanto ações envolvendo pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresas), ou ainda questões que versem sobre órgão públicas (Nas três esferas do poder).

Por que a perícia deve ser marcada pelo perito?

A não ser no início da perícia (início de produção de prova) e, mesmo assim, ela ainda tem a possibilidade de ser marcada pelo perito na data e horário em que desejar. Dessa forma, se o profissional tiver outras atividades, poderá se dedicar à perícia nos horários vagos.

Postagens relacionadas: