Quais as causas de alterações no transporte de glicose?

Índice

Quais as causas de alterações no transporte de glicose?

Quais as causas de alterações no transporte de glicose?

Alterações na expressão de GLUT2 esta associada a um defeito de estimulação da insulina em diabéticos, o que não permite a baixa na glicemia. Há variações na expressão em células β pancreáticas desses transportadores, o que explicaria em parte a baixa ou nenhuma liberação de insulina nos diabéticos com a doença tipo I.

Qual é a função da glicose no corpo?

A glicose é um carboidrato que apresenta como função primordial fornecer energia aos organismos vivos. Um dos processos de obtenção de energia realizados pela maioria dos seres vivos é a respiração celular.

Quem transporta a glicose no sangue?

A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Qual o sistema de transporte de glicose?

Existem dois sistemas de transporte de glicose que dependente de uma proteína facilitadora. É realizado através de difusão facilitada, portanto a favor de seu gradiente de concentração, cujo fluxo pode ser bidirecional a depender das concentrações do meio intra e extracelular.

Como ocorre a entrada da glicose nas células?

Já a entrada da glicose nas demais células ocorre através das GLUTs que são proteínas transportadoras de glicose. Existem várias GLUTs com comportamento cinético diferente, algumas delas são constitutivas e integram as membranas celulares, ex. GLUT1 e GLUT2, outras são expressas mediante o estímulo hormonal, ex. GLUT4.

Qual a importância da glicose no nosso organismo?

A glicose é um importante carboidrato utilizado por vários seres vivos no processo de produção de energia. Essa molécula é, portanto, essencial. No entanto, quando se encontra em excesso no nosso organismo, a glicose pode gerar complicações, como o diabetes.

Como ocorre o aumento da glicose no sangue?

No organismo humano, observa-se, algumas vezes, o aumento dos níveis de glicose no sangue, uma situação conhecida como hiperglicemia. Essa alta da glicose pode indicar diabetes, uma doença em que a insulina não é suficiente no organismo ou não é utilizada adequadamente pelo corpo.

Postagens relacionadas: