O que é anomalia na medicina?
Índice
- O que é anomalia na medicina?
- O que é teratogênicos?
- Quais as causas das malformações congênitas?
- Quais os agentes causadores de malformações?
- O que é uma anomalia?
- O que são agentes teratogênicos exemplifique?
- O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?
- O que causa malformações?
- O que causa malformação fetal?
- Qual a história da enfermagem no Brasil?
- Como ocorreu a evolução da enfermagem ao longo dos anos?
- Qual era a Enfermagem Básica?
- Por que a enfermagem não era científica?
O que é anomalia na medicina?
As anomalias congênitas (AC) podem ser definidas como todas as alterações funcionais ou estruturais do desenvolvimento fetal cuja origem ocorre antes do nascimento, possuindo causas genéticas, ambientais ou desconhecidas, mesmo que essa anomalia se manifeste anos após o nascimento.
O que é teratogênicos?
Agente teratogênico é definido como o agente físico, químico, biológico ou estado de deficiência que, durante a vida embrionária, leva a alteração na estrutura ou função do concepto.
Quais as causas das malformações congênitas?
Causas e principais tipos malformações fetais
- O uso de drogas lícitas ou ilícitas, consumo de bebidas alcoólicas ou cigarro durante a gravidez;
- Ter obesidade e ou diabetes não controlado antes e durante a gravidez;
- Fazer uso de medicamentos contra indicados no período gestacional;
Quais os agentes causadores de malformações?
Dentre as diversas causas, têm-se os fatores teratogênicos causadores de malformações, que podem ser classificados em categorias: agentes químicos (drogas lícitas, ilícitas, medicamentos e substâncias químicas), agentes biológicos (infecções) e agentes físicos (radiação ionizante e temperatura).
O que é uma anomalia?
Significado de Anomalia substantivo feminino Particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum. Caraterística do que desigual ou falta de regularidade de um corpo, um produto, uma matéria, um fenômemo natural, uma coisa qualquer etc: anomalia de caráter genético. Geometria. Ângulo Polar.
O que são agentes teratogênicos exemplifique?
Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.
O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?
Um teratogêno é qualquer agente - incluindo fatores ambientais - que causa um anormal desenvolvimento prenatal ( O termo, terato-, vem da palavra grega que significa monstro.). Um termo mais preciso para defeitos de nascimento é "malformação congênita".
O que causa malformações?
Em resumo, as malformações podem ser devidas a fatores genéticos, herdados ou não, fatores extrínsecos, drogas e outras substâncias químicas, infecções viróticas ou outros defeitos congênitos .
O que causa malformação fetal?
O que causa malformação? Ejzenbaum afirma que a malformação de um feto pode ser por erro genético, uso de medicações durante a gestação, ou da própria embriogênese (gênese do bebê). “É quando a formação do feto não evolui da maneira esperada, seja por falta de vitaminas, de ácido fólico.
Qual a história da enfermagem no Brasil?
No Brasil, a história da Enfermagem pode ser divididas em três períodos: 1 A organização da Enfermagem: do período colonial ao final do século XIX 2 O desenvolvimento da Enfermagem: do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial 3 Enfermagem Moderna: do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais. More ...
Como ocorreu a evolução da enfermagem ao longo dos anos?
Confira! Como ocorreu a evolução da enfermagem ao longo dos anos? Os primeiros registros encontrados e documentados cientificamente relatam uma enfermagem básica, desenvolvida por meio de conhecimentos empíricos das práticas de saúde.
Qual era a Enfermagem Básica?
Os primeiros registros encontrados e documentados cientificamente relatam uma enfermagem básica, desenvolvida por meio de conhecimentos empíricos das práticas de saúde. Nesse sentido, as doenças e transtornos eram tratados de diferentes formas dependendo da cultura, religião e civilização.
Por que a enfermagem não era científica?
Nesta época, a tarefa de cuidar dos enfermos foi atribuída a religiosas, as Irmãs de Caridade, que exerciam a enfermagem com vocação, numa perspectiva de doação incondicional. Daí o paradigma de que a enfermeira era a pessoa "boazinha e gentil, que aceita tudo sem queixas". A enfermagem ainda não era científica.