Como funciona o sistema tampão da saliva?

Índice

Como funciona o sistema tampão da saliva?

Como funciona o sistema tampão da saliva?

A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, através de seus tam- pões, mucinato/mucina, HCO3 / H2CO3 e HPO4 / H2PO4, que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, mantendo a integri- dade dos dentes e da mucosa bucal18.

O que é a função Tamponante da saliva?

A capacidade tamponante da saliva é um importante fator de resistência à cárie dental, pois age neutralizando os ácidos bucais20, e o reduzido fluxo salivar, que geralmente está associado a uma baixa capacidade tamponante, pode causar in- fecções da mucosa oral e periodontite21.

Como ocorre o processo de formação da saliva?

As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.

Qual o órgão responsável pela saliva?

As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.

O que é capacidade Tamponante de uma solução tampão?

2) Capacidade tamponante de uma solução tampão Esse limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão e é definido como a quantidade de matéria de um ácido ou base fortes necessária para que 1 litro da solução tampão sofra uma variação de uma unidade no pH.

Qual a função da saliva?

INTRODUÇÃO A saliva é o líquido que umedece a cavidade bucal, sendo secretada por todas as glândulas salivares. Tem como funções a proteção da mucosa bucal e dos dentes, defesa através da lisozima, formação do bolo alimentar; digestão inicial de polissacarídeos, como o amido e o

Qual a bioquímica da saliva?

IIProfessora Doutora da Disciplina de Bioquímica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, 8(3):289-293, set./dez. 2008289 DOI: 10.4034/1519.0501.2008.0083.0006 INTRODUÇÃO A saliva é o líquido que umedece a cavidade bucal, sendo secretada por todas as glândulas salivares.

Qual a importância da saliva para prevenção da cárie?

A variabilidade individual do risco de cárie está relacionada, principalmente, com a dieta consumida e com o número de microrganismos cariogênicos presentes na placa bacteriana e na saliva5,6. Devido à importância da saliva em relação à prevenção da doença cárie, os testes salivares (capacidade

Postagens relacionadas: