Como se organizou a civilização minoica?
Índice
- Como se organizou a civilização minoica?
- Como terminou a civilização minóica?
- O que aconteceu com a escrita da civilização minoica?
- Que povo dominou os cretense e qual civilização surgiu?
- Qual a importância da civilização cretense para os gregos no início de sua formação?
- Quando foi descoberta a civilização Creta?
- Quando surgiram os primeiros vestígios de Creta?
- Quando começaram a ser construídos os palácios de Creta?
- Quando começaram os incêndios em Creta?
Como se organizou a civilização minoica?
A civilização minoica passou pela transformação de uma economia agrícola para uma economia baseada e voltada para o comércio exterior, com outros povos e outras culturas. Por exemplo: em suas trocas comerciais negociavam metais como o cobre, com Chipre e o ouro com o Egito.
Como terminou a civilização minóica?
Paulo - O fim da civilização minóica - 20/7/1997. Há cerca de 3.500 anos, um acontecimento cataclísmico aniquilou a civilização da Idade do Bronze em Creta, no mar Egeu. O culpado evidente pelo desastre foi o vulcão da ilha de Santorini, que se sabe ter entrado em erupção mais ou menos àquela época.
O que aconteceu com a escrita da civilização minoica?
A escrita minoica (Linear A) não foi ainda decifrada, mas há indícios de que represente uma língua egeia, não relacionada com qualquer língua indo-europeia.
Que povo dominou os cretense e qual civilização surgiu?
Provavelmente por volta do século XIV a.C., Creta foi dominada pelos aqueus, povo que invadiu a região da Grécia e estabeleceu-se na cidade de Micenas. Da união de culturas dos dois povos surgiu a civilização creto-micênica, ponto de partida para a brilhante cultura grega.
Qual a importância da civilização cretense para os gregos no início de sua formação?
Resposta: Eles contribuíram para formar um estilo de vida urbano e comercial, além de ensinar técnicas agrícolas e navais aos Aqueus, Jônios e Eólios, dando origem à sociedade creto-micênica, que foi destruída com a chegada dos Dórios, último grupo de indo-europeus a chegar na Grécia.
Quando foi descoberta a civilização Creta?
Essa civilização só foi descoberta por meio de escavações arqueológicas realizadas em Creta no começo do século XX, dando início a uma série de estudos sobre ela, que tinha no comércio marítimo o seu principal modo de sustento. Os cretenses começaram a desenvolver-se a partir de 3000 a.C., no entanto, seu auge deu-se de 2000 a.C. a 1500 a.C.
Quando surgiram os primeiros vestígios de Creta?
Seus primeiros vestígios foram encontrados por um arqueólogo no começo do século XX, e diversos estudos desenvolveram-se a partir de então. Acredita-se que os cretenses tenham começado a desenvolver-se por volta de 3000 a.C., embora a habitação humana em Creta seja de nove mil anos atrás.
Quando começaram a ser construídos os palácios de Creta?
Como foi falado, a partir de 2000 a.C., começaram a ser construídos grandes palácios em diferentes regiões de Creta, e os historiadores apontam que existiram quatro grandes deles. Cada um foi construído em lugares diferentes da ilha, e acredita-se que eles serviram como importantes centros políticos.
Quando começaram os incêndios em Creta?
Estima-se que, por volta de 1500 a.C., os cretenses tenham iniciado sua fase de decadência até que foram assimilados pelos micênicos, por volta de 1400-1300 a.C. Essa datação leva em consideração indícios de incêndios que atingiram os grandes palácios da ilha, sobretudo o palácio de Cnossos, o principal de Creta.