Como ocorre a condensação da cromatina?
Como ocorre a condensação da cromatina?
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.
O que é a cromatina e como ela pode ser classificada?
Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas. A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina.
O que é cromatina é sua função?
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. ... O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula de DNA, e para permitir maior controle de tais genes por parte da célula.
Qual o grau de condensação da cromatina?
Em alguns pontos, a cromatina mostra o aspecto de filamentos. A disposição da cromatina dentro do núcleo e o seu grau de condensação variam de um tipo celular para outro e são característicos de cada célula. Além disso o mesmo tipo celular pode apresentar a cromatina com vários graus de condensação, de acordo com o estágio funcional da célula.
Como ocorre o processo de formação da cromatina?
O processo de formação da cromatina pode às vezes ser tão extenso que um cromossomo inteiro é essencialmente inativado. Isso acontece com frequência em animais nos quais dois cromossomos X designam o desenvolvimento de uma fêmea.
Qual a aparência da cromatina?
Neste nível de compactação a cromatina, vista ao microscópio eletrónico, tem a aparência de um colar de pérolas, sendo que as pérolas são os nucleossomas, e o fio do colar o DNA.
Por que a condensação do DNA ocorre?
A condensação do DNA não ocorre apenas por causa da metilação, porque outras proteínas e moléculas estão envolvidas, mas a metilação é frequentemente o primeiro passo. O processo de formação da cromatina pode às vezes ser tão extenso que um cromossomo inteiro é essencialmente inativado.