Como ocorreu o processo de domesticação das plantas?
Índice
- Como ocorreu o processo de domesticação das plantas?
- O que é a domesticação de plantas e animais?
- Qual o período que ocorreu a domesticação de plantas e animais?
- Quais foram as consequências da domesticação de plantas?
- Como é utilizada a domesticação de plantas e animais?
- Quais são os fatores envolvidos no processo de domesticação das plantas?
- Como ocorre a domesticação dos animais?
- Quais são as espécies domésticas?
Como ocorreu o processo de domesticação das plantas?
A domesticação de plantas é um processo utilizado desde a pré-história. ... A origem da domesticação data 15 mil anos atrás quando ocorre o selecionamento das sementes permitindo o cruzamento espontâneo. Mais recentemente, esse cruzamento passou a ser dirigida, depois a intervenção química e até mesmo genética.
O que é a domesticação de plantas e animais?
A domesticação é um processo evolucionário conduzido pelo homem visando adaptar plantas e animais às necessidades humanas. Plantas domesticadas são geneticamente distintas de seus progenitores selvagens.
Qual o período que ocorreu a domesticação de plantas e animais?
A domesticação dos animais e de plantas, é parte do período neolítico, que faz parte da primeira Era, a Pré-história, no entanto, é datado apenas quase no seu final. É importante lembrar que estamos falando de uma cultura de animais e plantas frágil e se desenvolvendo.
Quais foram as consequências da domesticação de plantas?
Uma das consequências do processo de domesticação de plantas cultivadas foi o surgimento das 'síndromes de domesticação', ou seja, um conjunto de caracteres que distinguem as plantas cultivadas dos seus ancestrais selvagens (FULLER, 2007; BROWN et al., 2009).
Como é utilizada a domesticação de plantas e animais?
Sistema utilizado desde o período pré-histórico, a domesticação de plantas e animais consiste em adaptar e selecionar um grupo de seres vivos que possui características úteis para facilitar a vida dos humanos. Criada pelos seres humanos, a domesticação causou modificações nas características de diversas espécies ao longo dos anos.
Quais são os fatores envolvidos no processo de domesticação das plantas?
Os principais fatores genéticos envolvidos no processo de domesticação das plantas são: mutação; hibridação interespecífica; poliploidia; e seleção artificial. Mutação A mutação é definida como a alteração súbita nos genes existentes, sendo o único processo genético que cria variabilidade (cria novos alelos).
Como ocorre a domesticação dos animais?
Porém, com a domesticação, os animais começam a ter um comportamento dócil e submisso aos humanos. Ocorre um processo evolutivo em que as espécies interagem e vivem com os seres humanos. Porém, a domesticação é um assunto controverso.
Quais são as espécies domésticas?
As espécies domésticas são criadas para alimentação, trabalho, vestuário, remédios e muitos outros usos. As plantas e os animais domesticados devem ser criados e cuidados por seres humanos. As espécies domesticadas não são selvagens. A domesticação é o processo de converter (animais, plantas, etc.) para usos domésticos.