O que fazer quando alguém da família morre?
O que fazer quando alguém da família morre?
Em Casa, sem acompanhamento médico – A família deve procurar o distrito policial mais próximo e solicitar a remoção do corpo para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou o Instituto Médico Legal do município (IML). Neste caso é um médico do SVO ou IML quem emitirá, depois dos exames, o atestado de óbito.
O que o luto pode causar?
Um estudo inglês apontou que as emoções vivenciadas com o luto provocam desequilíbrios químicos no cérebro. Além disso, são responsáveis por sintomas como dor no peito, sudorese, tremedeira, tontura e fraqueza. Muitas pessoas que passam por esse momento extremamente delicado da vida relatam experiências semelhantes.
Como a pessoa vive o luto?
A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um. O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar.
Por que o luto pode ser curado?
Mesmo assim, o luto é um dos processos mais dolorosos pelos quais as pessoas passam. Contudo, o luto não pode ser curado, uma vez que não é uma doença. A priori, o luto é uma reação natural a perda de alguém ou algo muito importante em nossa vida. E sim, ele sempre acontecerá quando vivenciarmos um fim.
Qual a fórmula mágica para superar o luto?
Infelizmente, não há fórmula mágica para superar o luto. Somente o tempo é capaz de atenuar o sentimento de profunda tristeza que sentimos.
Quais são os processos de luto?
O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar. No entanto, é comum que o processo de luto esteja dividido em 5 fases: