O que é razão na Filosofia Moderna?

Índice

O que é razão na Filosofia Moderna?

O que é razão na Filosofia Moderna?

A razão é atividade intelectual de conhecimento da realidade natural, social, psicológica, histórica. ... A Filosofia Moderna foi o período em que mais se confiou nos poderes da razão para conhecer e conquistar a realidade e o homem – por isso foi chamado de Grande Racionalismo Clássico.

Em que contexto surgiu a filosofia medieval?

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.

Qual o principal objetivo da filosofia moderna?

Ela marca uma transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico, marca da modernidade, que eleva a humanidade a um novo status como o grande objeto de estudo. ...

O que estuda a filosofia moderna?

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

Como definem o surgimento da filosofia?

Mas segundo o helenista Jean-Pierre Vernant, nem milagre, nem orientalismo em suas extremidades, definem o surgimento da Filosofia.

Quais são as principais características da filosofia moderna?

Características da Filosofia Moderna. Estão entre as principais características da Filosofia Moderna o ceticismo em relação às crenças antigas e às crenças costumeiras, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma ...

Quem são os filósofos do período moderno?

Entre os filósofos do período moderno, podemos destacar: Isaac Newton : o físico, filósofo e matemático que revolucionou a Física Moderna ao sistematizar as suas três leis.

Quais são as escolas da filosofia moderna?

Escolas da Filosofia Moderna. Na Modernidade, tivemos a formação de duas escolas principais relativas à teoria do conhecimento (empirismo e racionalismo), e a consolidação de escolas políticas que resultaram, principalmente, no Iluminismo, que operou uma junção entre conhecimento, moral e política.

Postagens relacionadas: