Como ocorre o processo de terapia gênica?

Índice

Como ocorre o processo de terapia gênica?

Como ocorre o processo de terapia gênica?

A terapia gênica consiste na introdução de genes funcionais no interior de células com genes defeituosos. Essa técnica pode ajudar no tratamento de doenças até então incuráveis. Denomina-se de terapia gênica o tratamento de doenças a partir de modificações no material genético das células.

O que é uma terapia gênica?

Terapia gênica é o tratamento baseado na introdução de genes sadios com uso de técnicas de DNA recombinante. O primeiro teste clínico bem-sucedido dessa técnica foi divulgado em 1990.

Como é feita a terapia celular?

A terapia celular (também chamada citoterapia) é uma forma de terapia na qual material celular (geralmente intacto, isto é, constituído de células vivas ) é injetado num paciente. Por exemplo, células T, capazes de combater células cancerosas (através da imunidade celular), podem ser injetadas no curso da imunoterapia.

Qual é o objetivo da terapia gênica?

O que terapia gênica Ela consiste no isolamento de certos genes e na sua posterior transferência a uma célula hospedeira. O objetivo dessa terapia é prevenir ou curar doenças que tenham alguma relação com o DNA ou questões como a recombinação ou a interação gênica.

Como é produzido o DNA recombinante?

Como o DNA recombinante é produzido? A obtenção do DNA recombinante baseia-se na técnica de clonagem molecular. O processo pode ser resumido do seguinte modo: O primeiro passo é isolar um fragmento de DNA, que contém o gene de interesse. Lembre-se que cada gene origina uma proteína.

Como introduzir o DNA recombinante em bactérias?

O próximo passo é introduzir o DNA recombinante em bactérias vivas ou diretamente em meio de cultura com as mesmas. Após a incorporação do DNA recombinante, as bactérias serão capazes de produzir um nova proteína, conforme os genes do fragmento de DNA isolados inicialmente.

Como funciona a molécula de DNA recombinante?

Assim, o fragmento do gene alvo se une ao vetor, através da DNA ligase, formando o plasmídeo recombinante contendo o gene de interesse. A DNA ligase é a responsável por selar as lacunas do eixo do DNA, funcionando como uma “cola”. A molécula de DNA recombinante produzida é introduzida em um organismo hospedeiro, podendo então ser replicadas.

Quais são as enzimas de restrição do DNA?

Os pesquisadores “recortam” (utilizando enzimas de restrição), do DNA humano, o gene de interesse. Esse fragmento de DNA contendo o gene é multiplicado por PCR para obtermos várias cópias do mesmo fragmento (ou da mesma informação).

Postagens relacionadas: