Como funciona o regime de caixa no Lucro Presumido?

Índice

Como funciona o regime de caixa no Lucro Presumido?

Como funciona o regime de caixa no Lucro Presumido?

No regime de caixa, só ocorre a tributação no momento em que o cliente efetua o pagamento pelo serviço, com isso, você tira aquela corda no pescoço que ameaça a vida do seu fluxo de caixa. O regime de caixa de Lucro Presumido se dá pela Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal (INSRF) 104/98: “Art.

Como optar pelo regime de caixa?

Somente empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido podem optar pelo Regime de Caixa ou Competência. A opção pelo Caixa ou Competência é válida para todo o exercício, ou seja, a empresa poderá mudar de opção, somente uma vez ao ano no período correto.

Como optar pelo regime de caixa no Simples Nacional?

A opção pela determinação da base de cálculo com base no regime de caixa deverá ser registrada quando da apuração dos valores devidos relativos ao mês de janeiro de cada ano-calendário em aplicativo disponibilizado no Portal do Simples Nacional.

Como se procede o cálculo do adicional de imposto de renda quando a empresa é optante pelo Lucro Presumido?

Um exemplo de como calcular o Lucro Presumido

  • 500.000 x 32% = 160.000 → Lucro Presumido IR 160.000 x 15% = R$ 24.000 → IRPJ a ser recolhido no trimestre. ...
  • (160.000 – 60.000) x 10% = 10.000 → IRPJ adicional a ser recolhido no trimestre. ...
  • 160.000 x 9% = 14.400 → CSLL a ser recolhida no trimestre.

Porque a receita é considerado regime de caixa para o órgão público?

No regime de caixa o registro do evento se dá no momento em que ocorre a transação financeira, ou seja, é considerada a data de pagamento ou recebimento como se fosse uma conta bancária.

O que é presunção do Lucro Presumido?

Dessa forma, o Lucro Presumido é a forma mais fácil de se apurar o quanto a empresa deve pagar de IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Como o próprio nome diz, para calcular o valor devido de impostos, a Receita Federal presume o quanto do faturamento da sua empresa foi lucro.

Quem pode optar pelo regime de caixa?

O regime de caixa acompanha o fluxo de caixa do seu negócio, pense nele como um extrato bancário, a cada mês você contabilizará apenas o dinheiro que entrou e saiu do seu caixa naquele mês. É importante manter todos os valores organizados, pois a tributação será realizada em cima desse controle. - Quem pode optar pelo regime de caixa?

Qual a vantagem do regime de caixa?

Principalmente em tempos de alta inadimplência, o regime de caixa constitui uma excelente vantagem, uma vez que só ocorrerá a tributação no momento que o cliente efetuar o pagamento pelo serviço, ajudando assim, no equilíbrio do fluxo de caixa.

Qual a adoção do regime de caixa?

A adoção do regime de caixa, no entanto, está condicionada à adoção do mesmo critério em relação ao Imposto de Renda e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Uma Nota Fiscal ou Duplicata está em cobrança bancária em 31/março, com vencimento para 05/abril.

Postagens relacionadas: