Como deve ser feita a aferição do menisco?

Índice

Como deve ser feita a aferição do menisco?

Como deve ser feita a aferição do menisco?

A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.

O que é menisco vidraria?

O menisco (do grego mene, 'lua', diminutivo iskos, 'meia-lua') é a curva que se forma na superfície dum líquido perto da superfície do recipiente que o contém ou doutro objecto, causada pela tensão superficial. Pode ser côncavo ou convexo dependendo do líquido e da superfície sobre a qual se forma.

Por que a leitura do nível dos líquidos deve ser feita na altura dos olhos?

A superfície de um líquido confinado num tubo estreito exibe uma curvatura marcante, ou menisco, que consiste na interface entre o ar e o líquido a ser medido. Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (Figura 4).

Como deve ser o preenchimento do balão volumétrico até o menisco?

Você primeiro deve colocar uma quantidade de água até o começo do "gargalo". Após, com o auxílio de uma pipeta precisa, basta você preencher até o menisco.

Qual é o procedimento correto para aparelhos volumétricos?

balão volumétrico ao transferir um líquido para um balão use um funil. Essa operação deve ser realizada em etapas: homogeneize a mistura que está sendo preparada, agitando o balão; a última porção de líquido deve ser acrescentada gota a gota. Para a medição, o menisco deve estar na altura dos olhos.

O que é menisco e como deve ser feita a sua leitura?

O menisco consiste na interface entre o ar e o liquido a ser medido e seu ajuste deve ser feito de modo a que o seu ponto inferior fique horizontalmente tangente ao plano superior da linha de referência ou traço de graduação, mantendo o plano de visão coincidente com esse mesmo plano.

O que é menisco laboratório?

O MENISCO é a curva que se forma na superfície de um líquido perto da superfície do recipiente que o contém, causada pela tensão superficial. Pode ser côncavo ou convexo dependendo do líquido e da superfície sobre a qual se forma.

Para que serve o menisco em química?

O menisco é a marcação de um líquido ou sólido em um recipiente, contendo um determinado volume.

Como fazer a leitura de uma Bureta?

Para efectuar uma leitura do nível do líquido na bureta deve: Fazer-se a leitura pela tangente à parte inferior do menisco, colocando os olhos a esse nível, para evitar erros de paralaxe. Utilizar-se um cartão branco para ajudar a leitura (Figura 7).

Como é a referência quando tem se líquido escuro e líquido claro em uma Bureta considerando o menisco?

Se o menisco for de uma superfície côncava, sua parte inferior deverá coincidir com a linha de aferição. Se for convexo, será considerada sua parte superior, Figura 14; 2. Se o líquido for transparente, a parte inferior do menismo deverá coincidir com a linha de aferição.

Como faço para reparar o menisco?

A cirurgia para reparar o menisco normalmente é feita com anestesia local, com artroscopia, onde o médico faz apenas 3 furinhos no joelho, por onde entram os equipamentos necessários para costurar ou remover a parte quebrada do menisco. O cirurgião pode optar por estas das formas de tratamento:

Como é formado o menisco?

Conclusão: o menisco é formado pela atração do líquido pelo vidro, uma forma de “querer grudar”, se não fosse por isso teríamos uma linha horizontal (reta) demarcando o volume do líquido. Esta força intermolecular é muito intensa na molécula de água, ela torna possível que uma agulha flutue sobre a água apesar de ter a densidade superior.

Qual o tempo de recuperação do menisco?

O cirurgião pode optar por estas das formas de tratamento: Remover a parte afetada do menisco, mantendo a parte sadia para evitar que se forme artrose precocemente. Não é necessário ficar internado no hospital mas o tempo de recuperação varia de 2 a 3 semanas, para o menisco medial, e de 2 meses, para o menisco lateral.

Qual a curvatura do menisco?

A curvatura se desenvolve como função da interação de forças de adesão e coesão. Se as moléculas de líquidos são atraídas mais fortemente pela parede do vidro (adesão) do que pelas próprias moléculas do líquido (coesão), o menisco se curva para baixo, ou côncavo; a borda da superfície do líquido é levemente elevada.

Postagens relacionadas: