Como selecionar e organizar os conteúdos escolares?

Índice

Como selecionar e organizar os conteúdos escolares?

Como selecionar e organizar os conteúdos escolares?

Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.

Como são organizados os conteúdos?

A organização sequencial se resume em ordenação, onde na sequência, se faz uma ordenação vertical, e no relacionamento, uma ordenação horizontal. O professor é quem seleciona, organiza e apresenta o conteúdo ao aluno, de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe.

Como os conteúdos podem ser trabalhados na escola?

Os conteúdos de forma geral devem ser trabalhados de acordo com as diversas realidades encontradas em cada escola, em cada sala de aula, pois a escola precisa formar cidadãos de consciência crítica, para o conhecimento humano e científico.

O que são os conteúdos escolares?

Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

Qual a importância do professor selecionar e organizar conteúdos?

A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.

Que relação os conteúdos escolares devem manter com a vida?

É neste momento que o professor deve levar o aluno a perceber alguma relação entre o conteúdo e a sua vida cotidiana, suas necessidades, seus interesses, quando o professor torna o objeto em questão, em objeto de conhecimento para o aluno.

Como são organizados os conteúdos do ensino fundamental?

As áreas e os componentes curriculares do Ensino Fundamental Linguagens; Matemática; Ciências da natureza; ... Ensino religioso.

Em que consiste o critério psicológico de organização do conteúdo?

Neste critério, a organização dos conteúdos é baseado na estrutura própri da matéria e a organização lógica é a função principal. ... Este critério consiste em basear-se noi nível de desenvolvimento intelectual do aluno e esta representa a disposição da matéria ou lição na ordem em que realiza a experiência do aluno.

O que colocar nos conteúdos no plano de aula?

Os conteúdos podem ser:

  1. Conceituais: O que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos. Ex: Aprender o que é empreendedorismo.
  2. Procedimentais: O que o aluno deve aprender a fazer. Ex: Aprender a resolver equações de segundo grau.
  3. Atitudinais: O que o aluno deve aprender a ser. Ex: Aprender a ser mais honesto.

Quais são os conteúdos de ensino?

Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando a sua aplicação. O conteúdo de ensino é uma construção social, dinâmica e localizada.

Como organizar e selecionar os conteúdos?

A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.

Como era o planejamento de ensino na escola tradicional?

Na escola tradicional, o conteúdo do ensino era objeto de programas minuciosos. O planejamento de ensino consistia em adequar todo o conteúdo ao tempo disponível para seu desenvolvimento. O conteúdo era, praticamente, um fim em si mesmo.

Quais são os conteúdos dentro do ensino-aprendizagem?

Os conteúdos, dentro do processo ensino-aprendizagem, têm sido objeto de estudos por parte de vários autores e, às vezes, até se encontram posições antagônicas sobre o seu papel nesse processo.

Como colocar o aluno em contato com a prática?

Em vez da simples pergunta, o melhor é colocar o aluno em contato com a prática. No caso de uma sequência sobre dinossauros, por exemplo, distribua livros, revistas e imagens sobre o tema aos alunos, proponha uma atividade e passe pelos grupos para observar como se saem.

Postagens relacionadas: