Qual é a importância da família no processo educativo?

Índice

Qual é a importância da família no processo educativo?

Qual é a importância da família no processo educativo?

É na família que ela encontrará apoio para se desenvolver nos aspectos cognitivo, social, entre outros. Toda criança aprende a partir da observação sobre o comportamento e atitudes de seus responsáveis, sendo assim a criança reproduzirá toda e qualquer atitude que vier aprender no seio familiar.

Qual a importância da família com a escola?

A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. ... A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.

Como os pais conseguem demonstrar a importância do processo educativo para os filhos?

Os pais que conseguem, mesmo em meio a tantos compromissos, demonstrar a importância do processo educativo para os filhos, já estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento deste. É comum acompanharmos situações de crianças cujos pais não haviam sido alfabetizados, que foram educados, chegando ao ensino superior.

Como educar os filhos?

Michel Quoist afirma “que não é para si que os homens educam os seus filhos, mas para os outros e para Deus”. Educar é colaborar com Deus! É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. Educar é promover o crescimento e o amadurecimento da pessoa humana em todas as suas dimensões: material, intelectual, moral e religiosa.

Qual a importância da educação para os filhos?

A educação visa, principalmente, colocar o homem no caminho do bem e da virtude, do qual ele sempre tende a se desviar. É aos pais que cabe, sobretudo, dar início a essa tarefa na vida dos filhos. A Igreja nos ensina: “Pela graça do sacramento do matrimônio, os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar seus filhos.

Como ensinar aos pais os comportamentos adequados dos filhos?

Devemos ensinar aos pais a reforçar os comportamentos adequados dos filhos. Fazer uso adequado de atenção, explicar os porquês de suas escolhas e atitudes, são exemplos de práticas educativas positivas. A ausência de afeto, o relaxamento de regras estabelecidas e a punição inconsistente são exemplos de práticas educativas negativas.

Postagens relacionadas: