Como são classificados os Aerodispersóides?
Índice
- Como são classificados os Aerodispersóides?
- São considerados Aerodispersóides?
- Como podem ser classificados os agentes químicos?
- O que você entende por Aerodispersóides pôs fumos névoas e neblinas?
- Qual a classificação física dos contaminantes atmosféricos?
- O que são poeiras e como podem ser geradas?
- O que são os fumos?
- O que são vapores orgânicos exemplos?
- São exemplos de agentes contaminantes químicos?
- Quais as características de agentes químicos inflamáveis?

Como são classificados os Aerodispersóides?
Os aerodispersóides são partículas sólidas ou líquidas, suspensas ou dispersas no ar. Os aerodispersóides são tratados como agentes químicos e recebem atenção especial na higiene ocupacional, pois dependendo de sua concentração e tamanho das partículas, eles representam sérios riscos à saúde dos trabalhadores.
São considerados Aerodispersóides?
Aerodispersóides é uma dispersão de partículas sólidas ou líquidas no ar. Ou seja, é uma espécie de mistura de substâncias sólidas ou líquidas com o ar que respiramos. Um exemplo de aerodispersóide é a poeira, que nada mais é que grãos de areias espalhados, misturados com o ar que respiramos.
Como podem ser classificados os agentes químicos?
De acordo com suas propriedades químicas, os gases e vapores podem ser classificados, resumidamente, como orgânicos, ácidos, alcalinos e inertes.
O que você entende por Aerodispersóides pôs fumos névoas e neblinas?
Outros tipos de agentes químicos no ar são os aerodispersóides do tipo névoas e neblinas, que são particulados líquidos. A névoa é composta por partículas no estado líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabam por se dispersar no ar.
Qual a classificação física dos contaminantes atmosféricos?
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados quanto à sua origem (primários e secundários), composição (orgânicos e inorgânicos) e estado físico (material particulado, gases e vapores).
O que são poeiras e como podem ser geradas?
Poeiras: partículas sólidas geradas mecanicamente por manuseio, moagem, raspagem, esmerilhamento, etc. As poeiras com partículas entre 0,5 a 10 μm são as mais perigosas; Vapores metálicos: partículas sólidas condensadas.
O que são os fumos?
Os fumos, por sua vez, são partículas sólidas formadas pela condensação/oxidação de vapores de substâncias sólidas a temperatura normal. As operações mais comuns onde há a presença de fumos são as de soldagem e fundição.
O que são vapores orgânicos exemplos?
Os vapores orgânicos são aqueles formados por no mínimo átomos de hidrogênio (H) com carbono (C), podendo ainda conter outros elementos em sua composição. Alguns exemplos de vapores orgânicos: Benzeno. Acetona.
São exemplos de agentes contaminantes químicos?
Os principais tipos de agentes químicos que atuam sobre o organismo humano, causando problemas de saúde, são: gases, vapores e névoas: aerodispersóides (poeiras e fumos metálicos).
Quais as características de agentes químicos inflamáveis?
Classificação: Líquidos com ponto de inflamabilidade inferior a 0o C e o ponto máximo de ebulição 35oC; gases, misturas de gases (que estão presentes em forma líquida) que com o ar e a pressão normal podem se inflamar facilmente. Precauções: Manter longe de chamas abertas e fontes de ignição.