Quando você não tem mais vontade de fazer nada?
Índice
- Quando você não tem mais vontade de fazer nada?
- Porque perdemos a vontade de fazer as coisas?
- Como resolver esses problemas em dias de desânimo?
- Quem nunca passou por momentos de desânimo de vez em quando?
- Como descobrir a causa principal do desânimo?
- Por que esse estado de desânimo não existia antes?
Quando você não tem mais vontade de fazer nada?
A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.
Porque perdemos a vontade de fazer as coisas?
Viver no automático e a perda da alegria de fazer as coisas que antes causavam prazer podem ser indicativos de um quadro depressivo. É importante a ajuda de profissionais da saúde mental: Psicólogo, Neurologista, Psiquiatra, para uma avaliação e encaminhamentos.
Como resolver esses problemas em dias de desânimo?
O desejo de estar em outro lugar e outra situação costuma surgir de maneira muito intensa nos dias de desânimo. É como se essas mudanças pudessem resolver todos os nossos problemas imediatamente: a ida para uma nova cidade ou país, um bom dinheiro na conta bancária, o parceiro ou parceira ideal e tudo ficaria perfeito.
Quem nunca passou por momentos de desânimo de vez em quando?
Todo mundo passa por momentos de desânimo de vez em quando. Quem nunca ficou encarando a capa do livro sem coragem de abri-lo para estudar, passar longe da cozinha para não ter que lavar a pilha de louças, ou pular o dia de academia porque por alguma razão não está se sentindo bem – tudo isso e muito mais são sinais de desânimo.
Como descobrir a causa principal do desânimo?
Descobrir a causa principal do desânimo é o primeiro passo para aprender a retomar seus comportamentos saudáveis. Um dos sintomas mais comuns da depressão é a anhedonia, que é a falta de interesse em realizar atividades, principalmente aquelas que um dia foram prazerosas. A depressão pode causar grandes estragos na vida do paciente.
Por que esse estado de desânimo não existia antes?
Lembra-te de que esse estado de desânimo não existia antes nem continuará existindo para sempre. Trata-se de uma estado transitório: viva-o e deixe-o ir embora. Usar o seu tempo e a sua energia para pensar em tudo o que poderia ser e não é, servirá apenas para construir um cenário cada vez mais deprimente e desencorajador.