Como os atenienses aprendiam o direito?
Índice
- Como os atenienses aprendiam o direito?
- Qual era o objetivo dos atenienses quando existiram a democracia?
- Como era a vida de um cidadão ateniense?
- O que aprendiam os estudantes atenienses?
- Qual era o principal objetivo da educação em Atenas Brainly?
- O que era considerado cidadão em Atenas?
- O que era ser um cidadão em Atenas?
- Quais são as características da educação ateniense?
- Qual a origem da cidadania ateniense?
- Por que os atenienses eram divididos?
- Qual a diferença entre Atenas e a democracia?

Como os atenienses aprendiam o direito?
A Cidadania Ateniense O título de cidadão era cedido ao jovem maior de 18 anos, pela sua inscrição no registro. Este era apresentado à Assembleia do Demo que, com base na sua ascendência, o reconhecia ou não como cidadão.
Qual era o objetivo dos atenienses quando existiram a democracia?
Esse sistema visava, então, garantir uma ampliação na participação política e esteve vigente em Atenas e em toda Ática, a zona na Grécia que ficava no raio de influência ateniense. A democracia ateniense também se preocupava em criar formas de proteger-se de pessoas que tentassem usá-la em benefício próprio.
Como era a vida de um cidadão ateniense?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.
O que aprendiam os estudantes atenienses?
Na cidade-estado de Atenas, a educação valorizava a formação física, cultural e psicológica. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc.
Qual era o principal objetivo da educação em Atenas Brainly?
Resposta: A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo.
O que era considerado cidadão em Atenas?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.
O que era ser um cidadão em Atenas?
Democracia ateniense A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.
Quais são as características da educação ateniense?
Principais características da educação ateniense. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.
Qual a origem da cidadania ateniense?
A cidadania ateniense sofreu uma série de transformações ao longo de sua história, ocorrendo em concurso com a economia, política e cultura da época. Nos seus primórdios, até meados do século VII a. C., Atenas era controlada pelos eupátridas, aqueles que detinham a maioria das terras férteis.
Por que os atenienses eram divididos?
Em seu governo, os atenienses passavam a ser divididos em dez tribos que escolhiam seus principais representantes políticos. Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central.
Qual a diferença entre Atenas e a democracia?
Atenas, a pólis da democracia, teve uma diferença com relação às outras, garantiu que as leis protegessem o povo e que o mesmo participasse da vida politica da sociedade. Diferente das outras cidades, tirava o poder das mãos de um certo grupo e colocava nas mãos dos cidadãos.